Amanda Menger
Tubarão

O voto dos 243.070 eleitores da Amurel será disputado por centenas de candidatos a prefeito e vice-prefeito e a vereador. No município com o maior número de eleitores, Tubarão, 70.092, serão seis candidatos à majoritária (três a prefeito e três a vice) e 95 a vereador. Já no segundo maior em densidade eleitoral, Laguna, o voto dos 37.275 eleitores será disputado por três chapas majoritárias e mais 88 candidatos a vereador.

Em Imbituba, foram registrados 54 candidatos a vereador, dois a prefeito e outros dois a vice-prefeito. Em um dos menores municípios, Imaruí, o voto dos 8.757 eleitores será disputado por dois candidatos a prefeito e dois vice e ainda por 36 candidatos a vereador.

Impugnações
Depois de publicados os editais com os pedidos de candidaturas pelos seis cartórios eleitorais da região, agora vem o prazo para que partidos políticos, coligações e o Ministério Público solicitarem a impugnação de candidatos. Nas cidades que publicaram os editais segunda-feira, como Laguna, Imbituba e Imaruí, o prazo termina sábado. Já em Tubarão, segue até domingo.

A justiça eleitoral precisa homologar os pedidos de registro. Em casos de pedidos de impugnação, os casos são analisados pelo promotor eleitoral e a sentença é dada pelo juiz eleitoral. “Até hoje (ontem), não tivemos nenhum pedido de impugnação, mas, pelo que ouvimos pelas ruas, isso deve ocorrer”, relata o técnico judiciário Roni Fortunato, da 62ª zona eleitoral, em Imaruí. A situação é a mesma em outros cartórios eleitorais da região.

Mesmo com a publicação dos editais nos murais dos fóruns, nem todos os cartórios conseguiram enviar as informações para o site do Tribunal Superior Eleitoral. “Nós já enviamos na segunda-feira mesmo. Em Imaruí, são 40 candidatos, 36 a vereadores, dois a prefeito e outros dois como vice-prefeito”, revela.