João Batista de Andrade realizou a abertura do 8º Seminário do Fórum Catarinense pela Preservação da Vida no Trânsito, na noite de  ontem, na Unisul.
João Batista de Andrade realizou a abertura do 8º Seminário do Fórum Catarinense pela Preservação da Vida no Trânsito, na noite de ontem, na Unisul.

Cíntia Abreu
Tubarão

Se depender do número de inscritos no 8º Seminário do Fórum Catarinense pela Preservação da Vida no Trânsito, com oficialmente 280 participantes, que ocorre em Tubarão, os objetivos serão alcançados com sucesso. O evento foi aberto na noite de ontem, no Espaço Integrado de Artes da Unisul, e termina hoje. O objetivo é discutir e promover ações para tornar o trânsito mais seguro.
Na opinião do prefeito interino, Felippe Luiz Collaço (PP), a cidade necessita de novas vias para que o trânsito seja desafogado. “Este é o principal problema. A avenida Pedro Zapellini será uma boa alternativa para amenizar o número elevado de veículos no centro da cidade”, exemplifica Pepê.

Segundo dados do Departamento Estadual de Trânsito de Santa Catarina (Detran/SC), no país, a cada 15 minutos, uma pessoa é vítima de acidentes no trânsito. “Tubarão ainda não registra em grande número estes casos, mas temos que estar preparados para que isto não venha a ocorrer futuramente”, acrescenta o prefeito interino.
O inspetor da Guarda Municipal Robson Viana acredita que a educação desde cedo é de fundamental importância para a evolução positiva do trânsito. “A guarda procura conscientizá-los antes de qualquer contato com a direção. Só assim, acredito que futuramente este quadro mude”, ressalta Viana.

A programação do seminário, que oferece debates, como por exemplo, a conscientização da sociedade perante os problemas de trânsito, ocorre durante todo o dia de hoje. “Estamos muito contentes em sediar o fórum. Receberemos educadores de várias regiões do país”, comemora o secretário de segurança e trânsito de Tubarão, João Batista de Andrade, que defende uma fiscalização mais rigorosa como forma de combater a impunidade no trânsito.