Comércio foi o setor econômico que mais contratou em outubro em Tubarão: foram 249 novas vagas.
Comércio foi o setor econômico que mais contratou em outubro em Tubarão: foram 249 novas vagas.

Zahyra Mattar
Tubarão

Assim como em todo o país, a região também desponta na criação de vagas de emprego. A movimentação comercial gerada no fim de ano, devido às principais datas para os lojistas – o Natal e o Ano-Novo -, além da temporada de verão, incrementou a economia e, consequentemente, houve saldo positivo no que diz respeito a contratações.

Em Tubarão, o principal é o Natal. Tanto que o comércio foi o responsável pela maior parte das admissões em outubro: foram 249 contratações. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) no Ministério do Trabalho.

Frente a setembro, o mês passado registrou pequena queda por conta da pouca contratação na indústria, o termômetro nacional para a medição do nível de emprego no país. Em outubro, a cidade registrou saldo negativo (25 demissões) neste segmento.

Apesar disso, os dados de outubro mostram que o município já gerou 10% a mais de vagas de trabalho do que todo o ano passado: foram 2,2 mil postos de trabalho em 2009. São 2,3 mil entre janeiro e outubro deste ano.

“Acredito que fecharemos o ano com o índice de 20% a mais na geração de emprego. Algo altamente positivo para a cidade”, prevê o secretário de indústria e comércio da prefeitura de Tubarão, Estener Soratto da Silva Júnior.

Índices positivos em Laguna e Imbituba

A geração de empregos nas duas maiores cidades litorâneas da região também foi positiva em outubro. Em Laguna, os méritos ficam com o comércio. Foram 47 contratações a mais, quase o total alcançado por todos os setores da economia em setembro, quando o saldo de admissões ficou em 55 contratações.

O clima atrapalhou a agricultura, onde houve 18 desligamentos no mês passado. Mesmo assim, o saldo geral foi de 41 novas vagas. A previsão é que o setor de serviços seja o que mais contrate neste mês. O motivo: a abertura oficial da alta temporada.

“O verão é sempre a época do ano mais promissora em Laguna. Nossa equipe passa de uma média de 58 pessoas na baixa temporada para 82, aproximadamente. Aqui no hotel, por exemplo, já contratamos pelo menos 19 pessoas nos últimos três meses”, confirma o responsável pelo departamento pessoal do Laguna Tourist Hotel, Leonardo Miranda Justino.

Em Imbituba, o saldo também é positivo. O setor de serviços foi o que mais empregou. Foram 321 novas contratações em outubro. A secretária de desenvolvimento econômico e social, indústria e comércio da prefeitura, Valéria Corrêa Rodrigues, avalia que o desempenho é reflexo da implantação de novos negócios na cidade.
“Nossa prospecção é fechar o ano com saldo positivo. Além disso, a previsão é que 2011 haja um incremento ainda maior, especialmente no setor industrial”, destaca Valéria.