Laguna

As obras de execução da passagem inferior de acesso à localidade de Estiva, no quilômetro 323 do trecho sul da BR-101, seguem em ritmo acelerado. Com três semanas consecutivas de tempo estável na região, os trabalhos avançaram na divisa entre Laguna e Capivari de Baixo.

A vegetação próxima à passagem foi removida e a terraplenagem segue nesta semana, para que possam ser erguidos os taludes para contenção do aterro. O vigamento foi içado, restando ainda a instalação das lajes de concreto para receber as futuras pistas suspensas da passagem.

Viaduto
A instalação das proteções de bordo nas pistas elevadas do viaduto duplo de acesso principal a Tubarão, no quilômetro 334, está com 75% dos trabalhos concluídos.
Instaladas individualmente, as peças de concreto são apoiadas nas ferragens fixadas na estrutura das pistas do viaduto. O trabalho é delicado e demorado, visto que a instalação incorreta pode prejudicar o suporte e a peça. Depois de apoiadas nas ferragens, as peças são amarradas ao concreto das pistas, para que não se movam ou caiam do viaduto. Uma vez concretada, o trabalho de instalação da peça está concluído.

Cuidado
Os motoristas do trecho sul da BR-101 devem ficar atentos às obras de execução do viaduto duplo de acesso principal a Tubarão. No trecho, trabalhadores e máquinas estão expostos ao tráfego de veículos. Há também o tráfego intenso de pedestres e equipamento pesado. A PRF pede o máximo de atenção para motoristas que trafegam na rodovia, principalmente nos desvios em Maracajá, no quilômetro 402, na entrada de Tubarão, no quilômetro 336, e no trecho de obras entre os quilômetros 329 e 319, entre Capivari de Baixo e Laguna.