Zahyra Mattar
Tubarão

A empresa Triunfo, responsável pelas obras de duplicação da BR-101 em Tubarão, retomou nesta semana a execução da Passagem Inferior (PI) de acesso sul a Tubarão, no quilômetro 340. Os trabalhos são concentrados na terraplenagem na cabeceira sul/norte e na aplicação da base para a aplicação da capa asfáltica no sentido oposto.

Paralelamente a isso, um movimento começa a se formar na cidade. Vereadores e empresários querem a mudança do projeto neste trecho, algo que dificilmente ocorrerá porque a obra está edificada. Além disso, em 2009, o Tribunal de Contas da União decidiu que não aprovará nenhum tipo de aditivo.

“Em 2008 fizemos um abaixo-assinado com 800 rubricas quando começaram a construir a PI, para fazer um viaduto. Queremos a mudança do projeto porque o fluxo de caminhões é muito grande. É uma região com muitas empresas e não há como dois veículos passarem pela PI ao mesmo tempo”, argumenta o empresário Alcinei Nandi Guarezzi, da Molas Cidade Azul.

Na próxima segunda-feira, às 15 horas, uma reunião entre os empresários da região e o vereador Geraldo pereira (PMDB), o Jarrão, ocorrerá na Molas Cidade Azul para instituir uma comissão a fim de reivindicar diretamente em Brasília a modificação das dimensões da PI.