Karen Novochadlo
Laguna

Nas últimas duas semanas, dois casos de meningite bacteriana foram registrados na região. Um em Laguna e outro em Imbituba. A situação não deve gerar preocupação, apesar do surto da doença em Joaçaba, no meio-oeste do estado, onde o tipo é viral.

Os dois pacientes que contraíram a doença chegaram a ser hospitalizados. Hoje, felizmente, estão fora de risco. Nenhum caso de meningite viral foi registrado. O mesmo ocorre nos municípios de abrangência da regional de saúde de Tubarão. A única vítima da doença no ano, um homem em Braço do Norte, contraiu em outro município.

Um comunicado foi emitido para todas as secretarias de saúde das prefeituras ficarem atentas a possíveis casos. O gerente de saúde, Dalton Marcon, reforça que a situação está controlada e tranquila, com monitoramento. Em Joaçaba, seis casos foram confirmados até agora. Todos são crianças e estudam no Centro de Educação Infantil (CEI) Girassol. Eles estão internados, fora de perigo.

A meningite é provocada por uma inflamação das meninges, que são membranas que envolvem o encéfalo e a medula espinhal. A forma viral é a menos perigosa e os sintomas são similares aos da gripe. A transmissão ocorre por via respiratória, por meio de gotículas e secreções do nariz e garganta.