Janaina Amorim Eufrásio Alves (à esquerda) consegui uma vaga temporária há duas semanas. Outras funcionárias serão contratadas para o período de Natal. O horário estendido do comércio em Tubarão começa no dia 8 de dezembro.
Janaina Amorim Eufrásio Alves (à esquerda) consegui uma vaga temporária há duas semanas. Outras funcionárias serão contratadas para o período de Natal. O horário estendido do comércio em Tubarão começa no dia 8 de dezembro.

Karen Novochadlo
Tubarão

Há cerca de duas semanas, a vendedora Janaina Amorim Eufrásio Alves, 26 anos começou a trabalhar na Conquista Calçados, em Tubarão. Ela é a primeira contratada para os cargos temporários do período que antecede o Natal.
O gerente da loja, Marcelo Ferreira, pretende admitir três funcionários no próximo mês. A ideia é fechar o time com 14 vendedores – contando o quadro fixo. “Quem fizer um bom trabalho pode ser efetivado”, avisa Marcelo.
As vagas, em Tubarão, ainda não começaram a ser incluídas no Sistema Nacional de Emprego (Sine). As empresas podem fazer o cadastro no Portal Mais Emprego (http://maisemprego.mte.gov.br/), assim como os candidatos podem enviar currículos.

A oportunidade não é apenas para o trabalho temporário, como também para os estudantes. Nesta época, surgem muitas vagas de estágio não são preenchidas porque os estudantes preferem ficar na praia ou curtir as férias.
“Vamos fazer uma campanha na Unisul, em Tubarão, e na Fucap, em Capivari de Baixo, para arrecadar mais cadastros”, adianta a coordenadora da agência do Centro de Integração Empresa Escola (Ciee) na Cidade Azul, Sylvia Antunes Figueiredo. Também é possível obter um estágio em uma outra cidade e obter novas experiências.

Para conseguir a tal sonhada vaga, Sylvia orienta que o entrevistado deve evitar falar gírias, sempre manter contato visual com o entrevistador e mostrar interesse. Depois, é necessário ser dedicado, manter bom comportamento e rendimento. De acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Serviços Terceirizáveis e de Trabalho Temporário (Asserttem), serão abertas, até o fim do ano, cerca de 150 mil vagas em todo Brasil.

Dicas

• É importante respeitar o horário de trabalho, não tratá-la o como um “bico”.
• Ter interesse pelas tarefas da empresa e pela própria empresa.
• Ser útil para os outros, pois, desta forma, em caso de ausência, sentirão a sua falta.
• Ter iniciativa, força de vontade, boa comunicação, bom humor e motivação.
• A vaga temporária pode ser tratada como uma forma de adquirir experiência.

Temporada de verão

O calor chega aos poucos e, consequentemente, a oportunidade de ganhar um dinheirinho extra. Nas praias e cidades turísticas, começam as contratações para a temporada. O Sistema Nacional de Emprego em Imbituba está com 15 vagas abertas para camareiras, recepcionistas e serviços gerais. Mas a expectativa é que surjam mais de 70 empregos.

O responsável pelo Sine, Dalvanio Feliciano Corrêa, relata que a maioria das vagas começa a ser disponibilizada a partir do próximo mês. São oportunidades para garçons, auxiliares de cozinhas, dentre outras vagas em hotéis, restaurantes e comércio. E quem se empenhar pode começar 2012 com um novo emprego.

Em Laguna, a expectativa também é otimista. Para o Moto Laguna, programado para ocorrer de 8 a 11 de dezembro, quase todos os hotéis já não têm mais quartos disponíveis. O movimento do verão indica que será preciso mão-de-obra extra. “As contratações devem começar em breve, já que algumas pessoas precisam ser treinadas, apesar de a prefeitura oferecer a qualificação”, revela o secretário de desenvolvimento econômico da prefeitura, Natanael Wisintainer.