Os supervisores Wagner Pereira Izidoro e Lara Dal-Bó Tonelli pedem à população que responda as perguntar do recenseadores.
Os supervisores Wagner Pereira Izidoro e Lara Dal-Bó Tonelli pedem à população que responda as perguntar do recenseadores.

Tubarão

O retrato da população brasileira começa a ser desenhado neste domingo, quando inicia o Censo Demográfico 2010. Na região, os setores estão afinados para iniciar os trabalhos, que desta vez terão uma série de inovações para garantir maior cobertura.

Uma delas é a utilização de um cartão que o recenseador deixará quando não encontrar o morador, para que ele entre em contato e agende o melhor horário para responder as perguntas. Quem para pouco em casa poderá contar com a tecnologia para preencher o questionário do IBGE. Para isso, precisa receber do recenseador uma senha que permite acessar o formulário via web.

“Se o cidadão não responder ao questionário em cinco dias, o funcionário volta ao domicílio, até coletar os dados”, detalha o supervisor de área do IBGE Wagner Pereira Izidoro. Outra novidade será a divisão dos recenseadores por sub-áreas. Na região, o Censo foi divido em três sub-áreas (confira no quadro ao lado). Todos os recenseadores visitarão as moradias até o dia 31 de agosto.

Para dar segurança ao cidadão, os dados dos recenseadores estarão no site do IBGE (www.ibge.gov.br). Quem ainda tiver dúvidas pode confirmar as informações pelo telefone 0800-721-8181. “O importante é responder as perguntas e atender bem o recenseador, pois o Censo servirá de base para o planejamento público e privado da próxima década”, valoriza a supervisora da sub-área Tubarão 1, Lara Dal-Bó Tonelli.

Sub-áreas
• Tubarão 1
Abrange as cidades de Tubarão e Capivari de Baixo
• Tubarão 2
Aglutina os municípios de Armazém, Gravatal, São Martinho, Pedras Grandes, Treze de Maio, Jaguaruna e Sangão
• Laguna
Reúne Laguna, Imbituba e Imaruí.

Casais gays também serão recenseados

Pela primeira vez no Brasil, o IBGE contabilizará o número de casais homossexuais. A pergunta fará parte da amostragem, um questionário com 84 perguntas destinada a 10% da população. A amostragem será feita por sorteio realizado pelo computador de mão do recenseador.

Já o questionário básico, é formado por 16 perguntas e será aplicado à maioria da população. A estatística deste Censo também trará dados de brasileiros que moram no exterior.