As gêmeas Larissa e Letícia Borges, 9 anos, deliciaram-se com sorvetes de frutas, ontem à tarde.
As gêmeas Larissa e Letícia Borges, 9 anos, deliciaram-se com sorvetes de frutas, ontem à tarde.

Andréa Raupp Alves
Tubarão

Depois de dias em que o clima oscilou muito, o fim de semana foi de calor intenso. A solução foi buscar alternativas para, pelo menos, suportar as altas temperaturas dos dois últimos dias de primavera. Para uns, a pedida foi refrescar-se na praia. Outros contentaram-se com deliciosas bolas de sorvetes.

As gêmeas Larissa e Letícia Borges, 9 anos, por exemplo, deliciavam-se com sorvetes de frutas do bosque e leite condensado, ontem à tarde, no centro de Tubarão. “Resolvemos dar uma voltinha e tomar um sorvete, as duas meninas adoram”, conta a mãe das meninas, Sirlei Borges.
Já o casal Evandro Lourenço Machado e Daiani Ferreira, preferiu ficar em casa durante o fim de semana. O jeito foi ‘virar estátua’ na frente do ventilador. “Tomar um sorvete também ajudou”, relata Lourenço.

Sábado, o vento nordeste afastou os banhistas das praias da região. Em Laguna, o movimento de banhistas aumentou ontem, apesar do mar agitado. “As pessoas ficam mais na areia, pois, com a bandeira vermelha, não se arriscam a dar um mergulho, mesmo com a água quente”, destaca o bombeiro militar sargento José Feliciano Alves, que coordena os trabalhos dos guarda-vidas na praia do Mar Grosso.

E as temperaturas…

O vento nordeste de sábado variou entre 20km/h e 49km/h e ontem ficou entre 15km/h e 24km/h. “No Farol de Santa Marta, os ventos foram de 40km/h e 68km/h sábado e de 30km/h a 65km/h domingo (ontem). Esse vento é típico na nossa região”, explica o climatologista Rafael Marques, de Tubarão. Já as temperaturas, oscilaram entre 30,1° C e 34,8° C no fim de semana, em Tubarão.

Para hoje, novamente as temperaturas são altas. “Os modelos previsores de tempo indicam mudança de tempo a partir da madrugada de terça-feira (amanhã) e com chuva até o próximo sábado, mas ainda é muito distante para termos esta previsão como certa. A temperatura deverá baixar, e as máximas deverão continuar próximas ou acima dos 30° C. Uma frente fria está tentando se organizar sobre o Uruguai, mas não sei se chegará até nós”, indica Rafael.