Priscila Alano
Tubarão

A expectativa é de que o consórcio Blokos/Araguaia/Emparsanco, responsável pelas obras de duplicação do lote 25 da BR-101, entre Laguna e Capivari de Baixo, retome os trabalhos nos próximos dias.

Na última semana, a empresa paralisou as atividades sob a alegação de problemas administrativos. A superintendência do Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) cogitou a possibilidade de rescindir o contrato com o consórcio.
Mas não antes de descartar todas as possibilidades de diálogo. Conforme o superintendente do Dnit para região sul, engenheiro Avani Aguiar de Sá, o governo federal tem pago as empreiteiras em dia.

O lote 25 tem 29,9 quilômetros de extensão. Deste total de pistas, apenas 10,5 quilômetros estão duplicados e liberados ao tráfego. No fim do ano passado, três passagens inferiores foram liberadas: no acesso a Nova Fazenda, ao Estreito e a praia do Sol, todas em Laguna.

Ruas laterais recebem
trabalhos de roçada

O cronograma de trabalhos para a conservação no trecho sul da BR-101 já começou a ser colocado em prática. Ontem, as atividades foram concentradas na região de Sangão. Nas pistas do sentido norte/sul, foram realizados trabalhos de limpeza, desobstrução de bueiros e bocas-de-lobo.

Ponte sobre o Rio Sangão está liberada

O tráfego sobre a ponte do Rio Sangão, próximo ao viaduto de acesso ao município, foi liberado ontem pelo Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit). Em quatro meses de trabalho, a estrutura da antiga ponte foi adequada aos novos padrões da duplicação da rodovia: recebeu reforço na estrutura dos pilares de sustentação, nas proteções de bordo e teve as pistas alargadas.

A sinalização de eixo e bordo está instalada sobre as pistas, que receberam as últimas camadas asfálticas na semana passada. A sinalização vertical (placas) continua provisória. O viaduto sobre a estrada de ferro Dona Tereza Cristina, no Distrito de Morro Grande, também em Sangão, teve as obras de adequação concluídas. As cabeceiras de acesso ao viaduto e a aplicação das camadas asfálticas foram finalizadas.