Zahyra Mattar
Tubarão

O primeiro relatório semanal desta temporada, disponibilizado pela Fatma, foi divulgado nesta sexta-feira. O serviço, um diferencial para o turista que procura Santa Catarina na época mais quente do ano, terá uma novidade inédita a partir deste ano. Agora, todo o conteúdo poderá ser acessado na internet com novas funcionalidades.

O material também pode ser visto pelo celular. O endereço é o mesmo: www.fatma.gov.br. Além de saber as condições de banho nas principais praias do litoral, o novo serviço inclui histórico da balneabilidade e integração com o site de busca Google, o que permite a visualização dos pontos monitorados.

A pesquisa da Fatma abrange os 531 quilômetros de extensão do litoral catarinense e analisa 194 pontos em 27 municípios de norte a sul do estado. Deste total, 20 ficam na região, nas cidades de Garopaba, Imbituba, Laguna e Jaguaruna.
Neste primeiro relatório semanal, a região conta com apenas um ponto negativo. É a Lagoa de Ibiraquera, em Imbituba. Nos levantamentos mensais anteriores, apenas Laguna figurava entre os locais com água imprópria para o banhista. Era na Lagoa de

Cabeçudas, que desta vez apresenta condições ideais.
A coleta integral vai continuar até a última semana de março do próximo ano. O último relatório da temporada com coletas semanais consecutivas em todo o litoral será emitido em 1º de abril. Após isso, as informações voltam a ser atualizadas mensalmente.