Tubarão

O ano de 2016 foi inusitado na área política. Operações inéditas de combate à corrupção afastaram Dilma Rousseff da Presidência da República por decisão do Congresso Nacional, acusada de cometer crimes de responsabilidade. O impeachment sofrido por ela foi o segundo na história brasileira.

Em setembro, foi preso Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda do governo de Luiz Inácio Lula da Silva. Com Dilma afastada, começou outro capítulo da crise política. Rompido com ela, seu vice Michel Temer assumiu a presidência sob a pressão das crises econômica e política, de sua própria impopularidade e da Operação Lava Jato, que prendeu diversos políticos nos últimos meses. 

Esses e outros episódios têm feito a população desacreditar na política brasileira e, a partir desse domingo, os novos gestores municipais enfrentam o desafio de assumir prefeituras endividadas e encarar eleitores que esperam por respostas. Na região da Amurel, alguns gestores como Jailson Cardoso (PSDB), de Imbituba, entrega a prefeitura com as contas em dia e muitas obras em andamento. Já em Tubarão, Joares Ponticelli (PP) assume o segundo maior município do Sul do Estado, que apresenta dívidas estimadas em quase R$200 milhões. A partir de segunda-feira inicia o mandato 2017/2020 desses novos gestores. Todos pretendem reduzir custos com o corte de cargos comissionados e secretarias.

Confira onde ocorrem as sessões solenes

Tubarão: A sessão solene de posse dos eleitos está marcada para as 19 horas no Espaço Integrado de Artes da Unisul, no bairro Dehon, em Tubarão. Assumem o poder executivo o prefeito eleito com 26.555 votos Joares Ponticelli (PP) e o vice Caio Cesar Tocarski.

Braço do Norte: A sessão solene de posse inicia às 17 horas no salão paroquial, no centro. O ato dá posse ao prefeito eleito com 12.687 votos Roberto Kuerten Marcelino (PSD) e o vice Ronaldo Fornazza (PP). 

Jaguaruna: A sessão solene de posse começa às 18 horas no Clube 1º de Janeiro, no centro. A prefeitura ficará sob o comando do prefeito eleito com 6.455 votos Edenilson Montini da Costa (PMDB) e do vice Francisco Elpídio de Souza (PSDB). 

Rio Fortuna: A sessão solene de posse inicia às 18 horas, no Centro Pastoral São Marcos. A prefeitura será administrada pelo prefeito eleito com 2.350 votos Lindomar Ballmann (PSD) e o vice Neri Vandresen (PR). 

Capivari de Baixo: A sessão solene dará posse aos eleitos às 17 horas no Parque Ambiental Encantos do Sul. Assume a prefeitura o prefeito eleito com 7.143 votos Nivaldo de Sousa (PSB) e o vice Aurimar da Silva (PPS). 

Pescaria Brava: A sessão solene de posse inicia às 18 horas no Auditório da Escola de Educação. Será empossado o prefeito eleito com 2.751 votos Deyvisonn Souza (PMDB) e o vice Lourival Izidoro (PP). 

Laguna: A sessão solene de posse será realizada às 19h30min no Cine Teatro Mussi. Será empossado o prefeito eleito com 10.250 votos Mauro Candemil (PMDB) e o vice Julio Cesar Willemann (PSD). 

Imbituba: A sessão solene de posse ocorre às 20 horas no Imbituba Atlético Clube. Assume a administração municipal o prefeito eleito com 16.336 votos Rosenvaldo da Silva Junior (PT) e o vice Luiz Gonzaga Carvalho (PT). 

Imaruí: A sessão de posse dos vereadores será realizada às 17 horas na Câmara de Vereadores. Já a posse do prefeito eleito com 3.666 votos Rui José Candemil Junior (PSD) e do vice Juaci do Amaral (PMDB) ocorre no auditório Professora Rosana Lopes Mendes, anexo à Escola Portinho Bittencourt.

Treze de Maio: A sessão solene de posse inicia às 20 horas no Centro de Convivência Pedrinho Silvestro Marcon. O prefeito reeleito com 4.197 votos Clesio Bardini De Biasi (PP) continua na administração ao lado do vice Agnaldo Carara (PSD).

Gravatal: A sessão solene de posse será realizada às 20 horas no Centro Comunitário de Termas. Com 3.759 votos, Edvaldo Bez de Oliveira (PMDB) assume a prefeitura ao lado do vice Wanderlei Nazário Marega (PMDB).

Grão-Pará: A sessão solene de posse está marcada para as 9h30min no Ginásio Pedro Ivo Campos. Assume a prefeitura com 2.770 votos o prefeito eleito Marcio Borba Blasius (PSD) e o vice Ademir Bonetti (PSD). 

Armazém: A sessão solene de posse será realizada às 10 horas no Clube Alvorada. O prefeito eleito com 3.150 votos José Benjamim Arent (PP) assume a prefeitura ao lado do vice Luiz Paulo Rodrigues Mendes (PSD). 

Santa Rosa de Lima: A sessão solene de posse está marcada para as 10 horas no Centro Comunitário. Assume o poder executivo o prefeito eleito com 975 votos Salesio Weimes (PT) e o vice Alfonso Kulkamp (PP). 

Pedras Grandes: A sessão solene de posse será realizada às 9 horas no Centro de Convivência Arcanjo Gabriel. Com 1.844 votos assume a prefeitura o novo gestor eleito Vilson Tadeu Marcon (PSD) e Josimar Bergman de Jesus (PMDB). 

Sangão: A sessão solene de posse inicia às 17h30min no Centro de Eventos José Antônio da Silva. Eleito com 4.022 votos, Castilho Silvano (PP) teve o registro de candidatura negado e aguarda decisão do Supremo Tribunal Federal (STF). A prefeitura ficará sob o comando do presidente da Câmara de Vereadores que será eleito durante a sessão. 

São Martinho: A sessão solene de posse será realizada às 10 horas no salão Beira Rio, no centro. Assume a prefeitura Robson Jean Back (PMDB) eleito com 1.566 votos e o vice Jerry Luiz Steiner (PR). 

São Ludgero: A sessão solene de posse será realizada às 18 horas na Câmara de Vereadores. O prefeito reeleito com 5.841 Volnei Weber (PMDB) assume o poder executivo com o vice Ibaneis Lembeck (PMDB).