Este jacaré foi capturado pelos bombeiros na beira rio, próximo à Ases, há alguns meses. No bairro Andrino, recentemente, um parecido também foi resgatado.
Este jacaré foi capturado pelos bombeiros na beira rio, próximo à Ases, há alguns meses. No bairro Andrino, recentemente, um parecido também foi resgatado.

Mirna Graciela
Tubarão

Uma cobra jararaca peçonhenta foi resgatada pela equipe do Corpo de Bombeiros de Tubarão, na sexta-feira, por volta das 16 horas. O animal venenoso, com um metro de comprimento, estava no pátio de uma residência, no bairro Andrino.
Os profissionais utilizaram as técnicas de resgate por meio de um gancho específico para manuseio com cobras. Depois, a jararaca foi deixada em um matagal, distante de local habitável.

O soldado Israel da Silva Francisco alerta que esta época do ano é mais propícia para o aparecimento destes animais devido ao aquecimento, a exemplo de jacarés e lagartos. As chuvas também atraem, pois é quando os animais estão em maior atividade e coincide com o período de plantio e colheita agrícola. No inverno, a incidência diminui bastante.

Não é incomum a captura de animais pelos bombeiros e isto ocorre com frequência. No entanto, conforme o soldado, o homem pode contribuir muito para evitar este tipo de acidente. “Fazer um cercado fechado em volta de sua propriedade que impeça a entrada, não acumular lixo e manter o terreno sempre limpo”, orienta o bombeiro.
O lixo atrai rato, que é o principal alimento das cobras, além de sapos e outras espécies de cobras. “Donos de casas que possuem terrenos baldios ao lado devem efetuar a limpeza, pois acabam sendo afetados”, orienta o soldado.

Quais são os sintomas de uma pessoa picada por serpente?

No caso de um acidente por jararaca, a região da picada apresenta dor e inchaço, às vezes com manchas arroxeadas e sangramento pelos orifícios da picada, além de sangramentos em gengivas, pele e urina. Pode haver complicações, como infecção e necrose na região da picada e insuficiência renal.

Na picada por cascavel, o local não apresenta lesão evidente (apenas uma sensação de formigamento), dificuldade de manter os olhos abertos, com aspecto sonolento. Visão turva ou dupla são manifestações características, acompanhadas por dores musculares generalizadas e urina escura.

O acidente por coral-verdadeira não provoca no local da picada alteração importante; as manifestações do envenenamento caracterizam-se por visão borrada ou dupla, pálpebras caídas e aspecto sonolento.