Zahyra Mattar
Jaguaruna

No próximo ano, iniciam as obras de construção do acesso ao Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna. O convênio entre o estado e o Departamento Nacional de Infraestrutura em Transportes (Dnit) foi assinado no começo da noite de ontem. Como o Notisul adiantou com exclusividade na edição do dia 25 do mês passado, o edital de licitação será lançado no começo de janeiro do próximo ano.

“Para fazer isto este ano, fica difícil. A assinatura do convênio será publicada na semana que vem e, depois disso, o estado está liberado para lançar a licitação. O documento está pronto, mas acredito que isto será feito somente em 2010, já nos primeiros dias”, comemora o diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho.

A estrada de acesso tem cinco quilômetros. A obra também contempla as vias internas de serviço do aeroporto e o pátio de estacionamento. No trajeto, ainda serão feitos um viaduto sobre os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e uma ponte sobre o Rio Jaguaruna.

Terminal de cargas
Esta parte do empreendimento era prevista nesta segunda etapa, mas não foi licitada por questões orçamentárias. Isto não significa, porém, que não será construído. “Esta parte da obra está dentro do planejamento para 2010, mas, como é um ano eleitoral, pode ser que não tenhamos tempo hábil para sua licitação. Vamos aguardar sua priorização”, indica o diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho.

A segunda etapa
O investimento do estado na segunda fase da obra é de R$ 6 milhões e compreende a construção do terminal de passageiros, redes elétrica e hidrossanitária, climatização, subestação de energia com capacidade para 300 KVA, estação de tratamento de esgoto e de água, estrutura contra incêndio (unidade do Corpo de Bombeiros), telecomunicação de telefonia e cabeamento estruturado, proteção contra descargas atmosféricas, paisagismo e torre de controle de tráfego aéreo.