Edificação do terminal de passageiros está totalmente pronta. Agora, o prédio está na fase de acabamento.
Edificação do terminal de passageiros está totalmente pronta. Agora, o prédio está na fase de acabamento.

Zahyra Mattar
Jaguaruna

No bom popular: as obras no Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, vão muito bem, obrigada! Em termos percentuais, 50% do empreendimento está edificado. O número, é bom salientar, diz respeito às obras físicas, de engenharia civil. O cronograma está adiantado. O prazo estabelecido para a Espaço Aberto, responsável pela construção, é até fevereiro do próximo ano. No entanto, a meta da empresa era antecipar tudo o mais rápido possível e tentar terminar as obras até o próximo mês.

“Alguns equipamentos fabricados sob medida para o terminal de passageiros, tais como a esteira coletora de bagagens e os elevadores, ainda não estão prontos. Acredito que não dará tempo. Mas isso não significa atraso ou qualquer coisa do tipo. Estou muito satisfeito com o andamento da obra e vamos ter o aeroporto funcionando dentro do prazo. É isso que importa”, valoriza o diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho.

O terminal de passageiros e a torre de controle já estão prontos e entram agora na fase de execução dos acabamentos: parte elétrica, hidráulica, colocação de vidros, pisos e azulejos, entre outros. E, se alguém passar pelo canteiro de obras perto do Natal e não ver ninguém por lá a não ser o vigia, nada de “pânico”. A construtora prevê uma pausa nas festas de dezembro. Até porque os trabalhos seguem ininterruptamente desde o início das obras, no começo deste ano.

A segunda etapa

O investimento do estado na segunda fase da obra é de R$ 6 milhões e compreende a construção do terminal de passageiros, redes elétrica e hidrossanitária, climatização, subestação de energia com capacidade para 300 KVA, estação de tratamento de esgoto e de água, estrutura contra incêndio (unidade do Corpo de Bombeiros), telecomunicação de telefonia e cabeamento estruturado, proteção contra descargas atmosféricas, paisagismo e torre de controle de tráfego aéreo.