Escola Sagrado Coração de Jesus, no Km 60, em Tubarão, que foi reinaugurada e liberada aos alunos há cerca de 45 dias, teve mais da metade da reformada e ampliada estrutura danificada (Foto: Jailson Vieira)
Escola Sagrado Coração de Jesus, no Km 60, em Tubarão, que foi reinaugurada e liberada aos alunos há cerca de 45 dias, teve mais da metade da reformada e ampliada estrutura danificada (Foto: Jailson Vieira)

Tubarão

Em uma avaliação inicial, a presidente da Fundação Municipal de Educação, Lúcia Helena Fernandes de Souza, acredita que das 47 escolas da rede, duas passem por reformas emergenciais e outras duas ainda faltam ser avaliadas. O fechamento das escolas afeta seis mil alunos.

Para agilizar os trabalhos, a Fundação liberou às escolas que tiveram problemas pequenos em seus telhados, a resolução por conta própria, por meio de cada Associação de Pais e Professores (APP). Nos outros casos mais graves será contrata empreiteira para reforma.

Da mesma forma, na rede estadual, somente seis das 20 escolas de Tubarão estão sem aula. O caso mais grave, no KM 60, o Corpo de Bombeiros se comprometeu em auxiliar no isolamento do refeitório (que desabou) e do ginásio de esportes. Em Pedras Grandes, no bairro Azambuja, as aulas não ocorriam ainda por falta de energia elétrica, mas devem ser retomadas hoje.  A expectativa em Gravatal é que até amanhã se normalize. Em Capivari, quatro escolas também estão interditadas.

Outras frentes
Somente na Celesc, os prejuízos preliminares são estimados em R$ 1,4 milhão. Na tarde de ontem, um total de 13 mil residências estavam sem energia elétrica e a expectativa é concluir todos os chamados até a madrugada de amanhã.

Sobre os prédios federais, o Exército já concluiu o seu relatório de danos, estimado em R$ 120 mil. Os consertos do telhado já iniciaram nas casas de soldados de baixa renda, com auxílio dos colegas de farda.

Um engenheiro da secretaria de Segurança Pública também esteve em região para avaliar os estragos nas unidades do Ciretran e Delegacia Regional. Um relatório deve ficar pronto hoje. No momento, quem  pretende obter a carteira de habilitação é atendido na delegacia do centro (CPP) de forma improvisada.