Carolina Carradore
Jaguaruna

Até o próximo mês, o projeto de construção do acesso do Aeroporto Regional Sul, em Jaguaruna, pela BR-101, deve sair do papel. Pelo menos esta é a expectativa do diretor de transportes da secretaria estadual de infraestrutura, engenheiro Dilney Cabral Filho.

Nesta sexta-feira, a secretaria estadual de infraestrutura finaliza o processo licitatório para a construção do acesso. É quando será anunciada a empresa que ficará responsável pelas obras. Segundo Dilney, estão na concorrência os consórcios formados pelas empresas Setep e Sul Catarinense, e o que reúne as empresas Viapav e Espaço Aberto. Uma terceira construtora participava do processo de licitação, mas não foi habilitada.

O próximo passo será a assinatura do contrato e, em seguida, a assinatura da ordem de serviço. “Esperamos que no próximo mês as obras iniciem”, diz Dilney, bastante otimista.

A obra compreende uma estrada de cinco quilômetros que ligará o aeroporto à BR-101. No trajeto, serão construídos um viaduto sobre os trilhos da Ferrovia Tereza Cristina (FTC) e uma ponte sobre o Rio Jaguaruna.

A segunda fase dos trabalhos no Aeroporto Regional Sul segue. No terminal de passageiros, falta a colocação dos vidros e do piso no andar superior. A escada rolante, o elevador e a esteira para as bagagens estão instalados. No térreo, os pisos de porcelanato também foram colocados.

Aeroporto recebe comissão

Uma comissão formada por lideranças da região visitará as obras do Aeroporto Regional Sul na manhã desta sexta-feira. O objetivo é acompanhar o andamento das atividades da segunda etapa.

A ideia surgiu durante a participação do presidente da Associação Empresarial de Tubarão (Acit), Eduardo Silvério, em recente sessão da câmara de vereadores de Tubarão. Eduardo fez a apresentação das ações do Conselho Político Empresarial para o Desenvolvimento da Região, que tem como uma das prioridades o aeroporto de Jaguaruna. A visita contará com a presença também de representantes da Associação Empresarial de Jaguaruna (Acirj), da secretaria de desenvolvimento regional e vereadores de Tubarão.