sexta, 18 de janeiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Especial

Tubarão 148 anos: Há 53 anos, a cidade universitária do ensino, pesquisa e inovação

Publicado em 26/05/2018 00h13

Tubarão 148 anos: Há 53 anos, a cidade universitária do ensino, pesquisa e inovação
Foto: Unisul/Divulgação/Notisul

A cidade universitária de Tubarão completa 148 anos neste domingo. Considerada polo de saúde e inovação, o município recebe mais de milhares de estudantes todos os anos, que buscam conhecimento no ensino superior e adotam Tubarão como residência e muitos formam famílias por aqui.

A cidade que, junto com a Unisul, desenvolve um trabalho voltado para muitas as áreas, fortalecida com o importante apoio dos órgãos municipal, estadual e federal, foi a propulsora da instituição que hoje conta com três Campi, seis Unidades Universitárias e 78 polos espalhados por todo o Brasil, e revela talentos e profissionais que se destacam em suas diversas áreas de atuação pelo mundo.

Fruto desta parceria, que visa o desenvolvimento sustentável de Tubarão e região, atende de forma gratuita, em seus diversos serviços especializados, cerca de 30 mil pessoas, além de realizar 228 mil exames por ano.

A Unisul nasceu há 53 anos do espírito comunitário, da ousadia e, especialmente, das necessidades que motivaram o desenvolvimento de Tubarão. Cerca de 150 mil profissionais já foram formados pela Unisul na sua história.

O professor José Antônio Matiolla lembra que há 71 anos nascia uma instituição suprindo a necessidade da cidade que estava em pleno desenvolvimento, e, com a chegada das estatais e o crescimento econômico, precisava de uma escola para meninos: o Colégio Dehon.

“A Unisul não surgiu do Dehon, mas com sua criação passou a ser sua mantenedora. Junto com a universidade, vem formando, ao longo desses anos, lideranças e profissionais que fizeram sua história, e hoje desenvolvem seu trabalho em todo o Brasil e até fora, acolhendo os filhos de Tubarão e milhares que aqui vêm estudar e se qualificar”, ressalta o professor.

A iniciativa comunitária e a atitude empreendedora dos tubaronenses transformaram a universidade em uma das pioneiras no modelo comunitário de educação superior brasileiro, cuja capilaridade se replicou por inúmeras cidades e continua a produzir seus efeitos, multiplicando Fundações e, sobretudo, a inclusão social em no território catarinense.

“Nascemos de um sonho partilhado da comunidade. Temos muito orgulho de seguir promovendo o acesso à educação (em todos os níveis de ensino e modalidades) e, sobretudo, de elevarmos o nome da nossa cidade por meio da excelência acadêmica desta Universidade Comunitária, para quase 25 mil alunos, três Campi, seis Unidades Universitárias e 78 polos espalhados por todo o Brasil”, salienta o reitor da Unisul, Mauri Luiz Heerdt.

As estratégias, as prioridades e a postura fundacional requerem, ainda, atitudes proativas, efetivas e articuladas frente ao setor governamental e comunitário, na construção e no desenvolvimento de alianças estratégicas que agreguem valor e inclusão social.

“A Unisul é, sem dúvida, a instituição mais importante de Tubarão, que muito contribuiu e ainda contribui para o desenvolvimento da cidade. A universidade tem um importante papel social em áreas como a saúde, que impactam diretamente na vida de milhares de tubaronenses. A Unisul também participa diretamente na economia do município, pois muitos de seus estudantes, que são de outras cidades, acabam morando aqui durante o curso e outros, assim como eu, fixam residência e se tornam filhos de Tubarão”, agrega o prefeito Joares Ponticelli.

É neste contexto, sob premissas, desafios estruturantes e perspectivas, que a universidade - a partir de seus eixos estratégicos, dos colegiados deliberativos e demais órgãos vinculados - busca uma efetiva organicidade na arquitetura de relacionamento para acelerar as aspirações institucionais e alianças, em uma visão de institucionalidade que contemple sua responsabilidade e capacidade de articulação e de transformação.

“Sonhamos em viver em uma cidade agradável, alicerçada sob uma terra fértil de atitudes empreendedoras e de espírito comunitário, proporcionando a qualidade de vida da sua gente. Tubarão reúne todos esses potenciais. E nós estamos muito felizes por nela viver e, especialmente, de participar da construção de uma Tubarão cada dia melhor”, evidencia o presidente da Fundação Unisul, Sebastião Salésio Herdt.

Por meio da extensão, a instituição de ensino e pesquisa é parceira em projetos voltados às comunidades inseridos em seus campi e unidades. Oferece atividades em áreas como: saúde, educação, direito, tecnologia, esporte e cultura.

Destaca-se a UnisulTV, emissora de televisão, vinculada ao curso de Comunicação Social e Fundação Unisul, com 12 horas diárias de programação (Tubarão e região). Além de atingir um público de quase 300 mil pessoas. Nesses 148 anos de Tubarão, a Unisul deseja mais um feliz aniversário!


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital