Início Notisul Escola Escolas rurais unidas

Escolas rurais unidas

Alunos da Leopoldo Marquides Corrêa levarão muito alegria aos colegas do Caruru.
Alunos da Leopoldo Marquides Corrêa levarão muito alegria aos colegas do Caruru.

Bem escondidinha no Sertão dos Corrêa, na Linha Mesquita, em Tubarão, está a Escola Leopoldo Marquides Corrêa. Hoje, os 23 alunos irão até a Maria da Silva Corrêa, no Caruru, participar de várias atividades recreativas e trocar experiências didáticas.

As duas, mais a Padre Paulo Herdt, Santa Terezinha e Sombrio, participam do programa do governo federal “Escola Ativa”. O objetivo é melhorar a qualidade do desempenho escolar em classes multisseriadas (alunos de diferentes séries estudam na mesma sala) da zona rural.

Entre as metas, está a visita a outras escolas da comunidade. “Os alunos irão vestidos com trajes de jeca, levaremos quitutes juninos, também participaremos de brincadeiras”, adianta a diretora e professora Maria Roselir Bressan da Silva. Neste programa, os alunos recebem material didático. Dentre os tópicos, estão trabalhar a questão do meio ambiente e o contato com a natureza.

Cantinho da história

Conhece a história dos seus pais ou da sua cidade? Como atividade de sala de aula, os estudantes da Escola Leopoldo Marquides Corrêa, do Sertão dos Corrêa, fizeram um levantamento de fotos, objetos, dentro outros. O destaque foi o documento a história do Dilúvio, que conta, em forma de poema, a enchente de 1974.

“Dia 24 de março
Deu uma grande confusão
Caiu uma tromba d’água
Derrotando Tubarão”

Carteira de identidade

Neste ano, todo mundo da Escola Leopoldo Marquides Corrêa, do Sertão dos Corrêa, terá uma carteira de identidade. Este ano, os alunos aprenderam a importância de ter a documentação em dia.

Brincadeira é coisa séria

Este ano, os alunos da escola Leopoldo Marquides Corrêa, do Sertão dos Corrêa, fizeram um levantamento de todas as brincadeiras que seus pais faziam. O objetivo é ter uma opção além do vídeogame e da televisão. Os estudantes aprenderam a rodar pião, soltar pipa, brincar de bambolê e tantas outras inovações.

Sair da versão mobile