Início Geral Escolas buscam recursos para Carnaval de 2018

Escolas buscam recursos para Carnaval de 2018

Laguna

A prefeitura de Laguna irá disponibilizar R$ 200 mil para o Carnaval das escolas de samba no próximo ano. A informação foi repassada aos diretores das cinco agremiações no início desta semana pelo prefeito Mauro Candemil, durante reunião da Liga Independente das Escolas de Samba de Laguna (Liesla).

De acordo com Candemil, os recursos deverão ser investidos inicialmente no pré-Carnaval, apenas com os gastos com infraestrutura. Caso sobre dinheiro, o restante também poderá ser aplicado nas despesas com os materiais, como tecidos, para as fantasias do desfile oficial das agremiações.
Além dos recursos do município, a Liesla busca dinheiro pela Lei Rouanet. Em julho, a entidade foi autorizada pelo governo federal a captar até R$ 1.723.226,00. O prazo de captação segue até o dia 31 de dezembro.

Na prática, as escolas já podem sair à rua para negociar com empresas e pessoas físicas, para que estas, em vez de pagarem parte de seu imposto devido ao governo, optem por transferir os valores para as agremiações. O presidente da Liesla, João de Sousa Júnior, afirma que o órgão contratou uma empresa para auxiliar na captação. “As empresas estão sendo contatadas. Algumas confirmaram apoio”, diz.

Durante a reunião ocorrida na segunda-feira, o prefeito também confirmou apoio na captação junto a estatais e privadas. Candemil afirma que já houve conversa com alguns empresários e, em geral, eles pedem para esperar até 31 de dezembro. “As empresas precisam deste tempo para saber quanto têm de pagar à Receita”, explica.

Ontem, a prefeitura se reuniu pela segunda vez com representantes da companhia de bebidas Ambev. O município negocia apoio da empresa aos blocos do Carnaval de praia, que ocorre no Mar Grosso. O montante da colaboração ainda não foi definido. Candemil conta que pediu apoio também para as escolas de samba. Agora, a Ambev analisa esta proposta.

Sousa Júnior explica que ainda não foi definido o formato do Carnaval de escola de samba do ano que vem, o que irá depender dos recursos obtidos pela Liesla. “Sem Carnaval, nós não vamos ficar”, garante. As escolas também planejam um evento para o Dia Nacional do Samba, comemorado em 2 de dezembro.

Sair da versão mobile