Há 15 anos, Elton Silveira Galarz, 41 anos, dedica-se à medicina. Ele é especializado em medicina para família e comunidade. Atualmente, conclui uma pós-graduação em medicina estética em Porto Alegre (RS) na Sociedade Brasileira de Medicina Estética. Ele é casado com Deyse Machado da Silva Galarz. Atende em Tubarão e Braço do Norte. A medicina estética ainda não é considerado um a especialidade da medicina, mas cuida de procedimento retardam o envelhecimento e promovam a beleza física. Alguns dos procedimentos incluem: rejuvenescimento facial, peelings, laser, a bioplastia, preenchimento de rugas e sulcos, toxina botulímica (botox), depilação estética definitiva, tratamento de acne e manchas, hiperidrose.

 

Elton por Elton
Deus: É tudo.
Família: Minha esposa.
Passado: Muito estudo e busca do conhecimemto.
Presente: Aplicação do conhecimento.
Futuro: A Deus pertence.
 
Karen Novochadlo
Tubarão
 
Notisul – O que é a medicina estética?
Elton – A medicina estética procura cuidar da beleza facial e corporal. Procuramos retardar os efeitos deletérios do tempo e corrigir os defeitos. Muitas vezes, a pessoa, com o passar do tempo, perde a harmonia facial ou corporal. Existem várias patologias que fazem perder a harmonia. Existem pacientes magras e lindas que vêm aqui e perguntam: ‘Doutor você pode me ajudar?’. Eu respondo: ‘Bom, não depende de mim, e sim de você. Qual é o seu problema? O que você vê de errado no espelho?’. A medicina estética não se preocupa só com a beleza. Em primeiro lugar, vem a saúde. 
 
Notisul – Quem procura mais a medicina estética é a mulher?
Elton – Antigamente, quem mais procurava era a mulher. Ainda é mais mulher. Hoje, cerca de 30% da minha clientela é homem. Há uns dez anos, se 10% fossem homens, era muito. 
 
Notisul – O que os homens procuram?
Elton – Tratamento para a obesidade, tratamentos faciais com preenchimento botox, tratamento de hiperidrose. Os homens procuram também para fazer a depilação definitiva, principalmente nas costas e no peito. Às vezes, o paciente tem hiperidrose, com um suor excessivo nos pés, axilas, mãos. Isto incomoda muito o paciente. Às vezes, atendo advogados muito preocupados porque precisam atender os clientes e não podem cumprimentá-los, que os deixam molhados, têm dificuldades de entregar um papel para o juiz. Hoje, existe tratamento com toxina botulímica (botox).
 
Notisul – Dentro da medicina estética, existem os tratamentos para as celulites. Elas são cada vez mais comuns? Muita gente desconhece que, além de esteticamente feias, podem causar dor?
Elton – Hoje, 90% da população feminina acima de 30 anos apresenta algum grau de celulite. Mas, se baixarmos a idade para 15 anos, esse índice continua alto, com 70%. Hoje já temos adolescentes com celulite. Também temos vários homens com celulite. Os principais motivos são falta de atividade física, alimentação inadequada. Em vez de frutas e vegetais, as pessoas preferem consumir lanches rápidos. E o refrigerante. 
 
Notisul – E as estrias, são comuns? Existe um tratamento eficaz?
Elton – Sim, principalmente nos pacientes pós-obesidade. Isto é, quando perde muito peso ou tem o efeito sanfona: engorda e emagrece. Isso rompe as fibras elásticas que a gente tem na pele, o colágeno, e começam a ocorrer estrias. Também ocorrem após partos, quando a gestante engordou acima do necessário. Também acontece de a gestante engordar o programado, mas, por um fator intrínseco, começa a aparecer estrias. Mesmo que faça uma hidratação da pele e tome bastante líquido. Também há as de crescimento. Quando a estria é recente, o tratamento melhora cerca de 90%. Quando é uma estria mais branca, melhora uns 70%. Neste caso, é adotado um tratamento diferente, mais elitizado, porque é mais caro. 
 
Notisul – Então, uma forma de evitar estrias é tomar bastante líquido?
Elton – Você precisa hidratar-se, não é só passar cremes hidratantes. Nosso corpo é água, tem que tomar líquido. Quando se fala em hidratação, pensamos em nível cosmeteológico, só em cremes.
 
Notisul – Além de cirurgias, que tratamentos podem amenizar as rugas?
Elton – À medida que envelhecemos, a tendência do nosso rosto é perder o formato. Começar a cair, ficar com as bochechinhas de buldogue (risos) e aparecer as ruguinhas. Conseguimos tratar a flacidez facial de várias maneiras sem cirurgia. Existem técnicas menos invasivas, como o fio russo e o radiofrequência, que estimula o colágeno na pele do rosto. 
 
Notisul – Existem alguns tratamentos mais modernos para calvície masculina e feminina?
Elton – Hoje existe, através de medicamentos e técnicas. Um exemplo é intradermoterapia, que são microdoses de medicamento colocados diretamente no couro cabeludo, e que resultam na formação de uma nova penugem. Nascem fios de cabelos bem frágeis, que vão crescer. O paciente tem que ter paciência. É um tratamento dolorido e oneroso. São várias sessões, com um bom resultado. Não podemos falar em cura, porque seria um exagero. Mas tem tratamento. Você pode fazer uma cirurgia de implante. Fios são retirados de uma área doadora, geralmente ao lado ou atrás da cabeça, e implantados no lugar das entradas. Mas, hoje em dia, existem outras técnicas. 
 
Notisul – Quando se fala em estética, quem é o maior vilão?
Elton – Na estética, o cigarro é o maior vilão. O cigarro deixa o dente amarelado e a pele sem  brilho. Envelhece muito as pessoas. Existem estudos comparativos de irmãs gêmeas idênticas, que uma é fumante e a outra não. Quando colocamos uma foto ao lado da outra, parece que uma é a mãe e outra a filha. As mulheres fumantes após menopausa aparentam ter dez anos a mais.
 
Notisul – A medicina estética utiliza-se muito de técnicas não invasivas. Existe alguma para o tratamento de sinais?
Elton – Às vezes, o paciente tem uma lesão que deseja remover, mas não quer passar por um procedimento cirúrgico. Lesão, nesse caso, é uma verruga, ou sinal benigno. Um sinal que não é benigno retiramos com cirurgia e mandamos para a análise. Mas se o sinal não é maligno, incomoda ou não é adequado esteticamente, a gente pode tirar através da crioterapia. Congelamos o sinal. Ao passar uma ou duas semanas, a lesão cai.
 
Notisul – O que é mais popular agora?
Elton – O boom do momento da medicina estética é o tratamento da gordura localizada com o ultrassom cavitacional, que é a lipoescultura sem cirurgia. Não é uma lipoaspiração, como muitos falam, porque não tem aspiração. É um procedimento não invasivo, lipoescultura sem cirurgia. 
 
Notisul – Quando começa a prevenção?
Elton – A prevenção começa na infância, com uma boa alimentação e o protetor solar. Se eu for ressaltar o que é mais importante para a beleza da pele, digo que é o protetor solar. Hoje em dia, principalmente aqui no sul do Brasil, pela questão da camada de ozônio e a etnia de descendência europeia, a incidência de câncer de pele é alta. O sol é altamente deletério. Ele envelhece muito a pele. Então, pacientes que querem ser jovens por mais tempo devem evitar o sol, usar protetor solar no inverno e verão. 
 
Temos que pensar que a prevenção vem sempre em primeiro lugar. Às vezes, aquela ruguinha pode passar despercebida, mas daqui a dez anos, como ela estará? Você pode começar uma prevenção com exercícios faciais, com creme ou medicamentos.