Ronaldo Corrêa é natural de Tubarão e é pastor da Igreja do Evangelho Quadrangular há 18 anos, com sede no bairro Humaitá de Cima. Fez curso no Instituto Teológico Quadrangular (ITQ) durante três anos. O ITQ é um aprimoramento de teologia dentro da própria igreja. Hoje, faz bacharelado em teologia na Faculdade de Teologia do Paraná (Fatep), em Criciúma. Ronaldo é casado com Fanciane Borba Castro Corrêa, com quem tem duas filhas, Ester e Ana Paula. Antes de iniciar a evangelização como pastor, Ronaldo trabalhou no supermercado Angeloni e também no Sesi supermercados.
 
 
Eduardo Zabot
Tubarão
 
 
Notisul – Como surgiu a igreja do Evangelho Quadrangular?
Ronaldo – A origem da nossa igreja é na Califórnia, Estados Unidos, em 1922, e ela foi fundada por uma mulher, Ainee Semple McPherson. Ela é considerada, segundo a revista Times, uma das 100 celebridades do século. Foi a primeira mulher que teve uma emissora de rádio, um canal de televisão religioso, gospel. Por ser mulher foi pioneira em tudo que fundou essa igreja. Isso nasceu por meio de uma visão, quando ela estava em uma campanha em uma tenda, lá nos Estados Unidos, a visão foi de Ezequiel, capítulo 1, onde Deus mostrou em seu coração a visão que a igreja se chamaria Evangelho Quadrangular. Essa passagem bíblica Deus mostra quatros rostos: de homem, águia, boi e de leão. Esses rostos são quatro aspectos de benefício de Deus para nossas vidas. Esses benefícios levam também para o sacrifício do calvário, onde Jesus cura, salva, batiza com o Espírito Santo e, em breve, voltará.
 
Notisul – E como foi o surgimento da igreja no Brasil?
Ronaldo – No dia 15 de novembro de 1951, a igreja foi fundada no Brasil, quando Aroldo Willians veio dos Estados Unidos. Ele saiu de Los Angeles, veio para Bolívia e, de lá, veio para cá, no Amazonas, onde teve muito trabalho, passou dificuldades, inclusive, pegou malária. Depois foi até São João da Boa Vista, em São Paulo, e ali começou a dar aula de inglês porque o Aroldo não sabia falar português. Assim, ele começou a evangelizar. Aí, a igreja foi fundada no Brasil em construção de tendas. Isso foi revolucionário no país porque vieram outros norte-americanos e trouxeram instrumentos musicais para as tendas, porque, até então, existia um tabu sobre a presença de guitarra e bateria nas igrejas, e foi a quadrangular que introduziu isso nas evangélicas no Brasil.
 
Notisul – Hoje, Tubarão tem quantas igrejas do Evangelho Quadrangular?
Ronaldo – A igreja chegou a Tubarão em 1970, um dos fundadores foi o pastor Josué Benção, ele é do Pará, deputado federal. Aqui, em 2013 comemora-se 41 anos da existência da Quadrangular em Tubarão. Então, existe uma divisão de duas regiões, superintendências, Tubarão 1 e Tubarão 2. Ao todo, são 15 igrejas na cidade e eu evangelizo no bairro Humaitá de Cima.
 
Notisul – A Igreja Quadrangular tem alguma descendência, surgiu de outra igreja?
Ronaldo – Não existe ramificação. A nossa fundadora, Ainee, era Batista, mas na adolescência ela começou a buscar Deus, e como a Igreja Batista não é pentecostal, ou seja, que não crê nos dons do Espírito, então ela foi batizada no Espírito Santo e começou a buscar esses dons espirituais. Foi aí que Deus falou no seu coração e fundou a Igreja Quadrangular, por isso que nós temos o costume de falar que a igreja nasceu do coração de Deus. A quadrangular não nasceu de outra, pois foi criada a partir da visão de Ainee.
 
Notisul – Qual o papel da igreja na sociedade?
Ronaldo – A Igreja Evangélica é uma das instituições que mais restaura vidas no Brasil. Falo isso porque temos, na igreja, ex-viciados, ex-depressivos, ex-enfermos, ex-alcoólatras, enfim, essa é uma igreja que restaura o ser humano. O retorno é grande e temos vários testemunhos de pessoas que vão ratificar o que eu estou dizendo. A Bíblia diz: ‘quem precisa de médico são os enfermos’, o próprio Jesus falou assim: ‘o enfermo espiritual precisa de um médico espiritual e esse é Jesus. E é por isso que essas pessoas vêm à igreja, para mudar a vida, esse é o papel na sociedade, é um alicerce espiritual, porque um pastor da própria igreja está ali como um pronto-socorro espiritual, emocional, familiar. Para você ter uma ideia, hoje, o pastor vive 24 horas em função de atender as pessoas na igreja, atender o seu rebanho.
 
Notisul – O que significa o casamento e por que é difícil manter esse sacramento?
Ronaldo – O casamento veio antes da igreja, foi a primeira instituição instituída por Deus.  Está em Genesis. Deus disse: ‘sai um homem de sua casa e a mulher de sua casa e ambos formam uma só carne’, o próprio Jesus, quando fala da igreja e do casamento diz que Jesus é o noivo e a igreja é noiva, está na Bíblia isso. Então, quando Jesus cita o homem e a mulher, ele fala do exemplo entre a igreja e o próprio Jesus, esse é o mistério de Deus. E é por isso que o inimigo das nossas almas quer destruir, vem para matar e roubar. Talvez, as pessoas não compreendam muito bem isso, mas daí, o que se expressa nesse inimigo, no que se figura ele, é tudo que a sociedade coloca de preconceito, tabus, modernidade, costume, cultura, moda, porque como tudo passa eles acreditam que o casamento também vai passar. Mas adiante o coração de Deus, o casamento é prioridade.
 
Notisul – Existe vida após a morte?
Ronaldo – Na passagem de Lazaro, quando morreu, a Bíblia diz que Jesus iria chegar lá na cidade e, quando Jesus chegou, a irmã de Lazaro disse: se você estivesse aqui mestre meu irmão não teria morrido. Mas Jesus falou: se tu crê verás a glória de Deus, eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim ainda que morra, viverá na ressurreição dos últimos dias. Então, existe vida após a morte, é uma promessa de Deus vida pós-morte para aqueles que creem em Jesus.
 
Notisul – O que é o céu e o inferno?
Ronaldo – Céu é um lugar de descanso para aqueles que creem em Jesus, para aqueles que processam a fé em Jesus. E o inferno, como a própria Bíblia diz, é um lugar de tormento para aqueles que não querem entregar a sua vida a Jesus ou não creem no Senhor Jesus. São dois caminhos, o largo e o estreito, segundo a palavra de Deus não existe um meio termo, não existe um terceiro caminho, não tem outra opção, ou é céu ou inferno.
 
Notisul – Como a Quadrangular trata sobre aborto, pena de morte e homossexualismo?
Ronaldo – O doador da vida é Deus e é ele quem pode tirar a vida, então, desde o momento que foi fecundado o óvulo, desde o momento que há vida, só Deus tem o direito, só ele é juiz para decidir sobre aquela vida, então somos contra o aborto. Não há exceção, nós cremos nisso. Sobre o homossexualismo nós não somos contra a pessoa que mudou a preferência sexual, somos contra a prática do homossexualismo, segundo a palavra de Deus, que diz que existe homem e mulher, não existe um terceiro sexo. Mas não temos preconceito contra essas pessoas, porque a pessoa a gente ama, pelo contrário, Jesus disse: ‘vinde a mim todos que estão cansados, sobrecarregados e eu vos aliviarei’. Existe outra palavra que diz: ‘tu venha como está’, então não temos nenhum preconceito contra essas pessoas, temos que amar a todos, independente de cor, raça, sexo ou cultura, temos que amar. E, sobre a pena de morte, nós somos totalmente contra porque há muita injustiça, o homem é muito falho para decidir quem deve morrer ou quem não deve morrer. A Bíblia nos lembra que, na crucificação, quando Jesus foi colocado no meio de dois ladrões, Jesus disse: ‘ainda hoje estarás comigo no paraíso. Um ladrão falou: ‘se tu és o filho de Deus nos tire daqui, livra-nos e a ti também’, mas o outro já teve a revelação da cruz, que é o perdão no amor de Deus e disse: ‘nós estamos aqui porque erramos e estamos sendo castigados, mas tu não fizestes nada’.
 
Notisul – Quem é Deus e quem é Jesus?
Ronaldo – Deus é o criador de todas as coisas, o que gerou tudo, e Jesus que é Deus também, é a revelação de Deus aqui na terra. Em João, capítulo 1, diz assim: ‘e o verbo se fez carne e habitou entre nós, nós vemos a glória do unigênito do pai, Jesus Cristo’. Existe um Deus em três personalidades diferentes, Deus pai, filho e espírito santo, é um mistério, não se pode separar um do outro, nenhum é maior que o outro. E, por isso que em Timóteo 2, 5-8 diz: ‘há um só Deus e um só mediador entre Deus e o homem, Jesus’, porque o próprio Jesus falou: ‘não se turbe o vosso coração, credes em Deus, credes também em mim, na casa do meu pai há muitas moradas e eu vou lá preparar o lugar para onde eu estiver e vós estejais também’, ou seja, Jesus é o caminho, a verdade e a vida, e ninguém vem ao pai a não ser por mim.
 
Notisul – A Igreja Quadrangular tem um livro base?
Ronaldo – Sim, nós temos um versículo base que está em Hebreus 13-8: Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e eternamente. E teve a passagem de Ezequiel, capítulo 1, que mostrou no coração da nossa fundadora Ainee a criação da igreja, com os quatro rostos de leão, homem, águia e boi.
 
Notisul – A criação de muitas igrejas é bom ou ruim?
Ronaldo – Muitos dizem que há muitas igrejas, eu penso diferente, quanto mais portas se abrem para falar do evangelho é melhor. O que se tem que prestar a atenção é a forma como o evangelho é pregado. Como Jesus disse em Lucas, capítulo 10, quando mandou 70 de dois em dois: vocês vão de dois em dois nas aldeias, nas casas e, quando chegar, saudai com a paz, se aquela pessoa for digna da paz a paz fica na casa, e ali estabelece o reino de Deus, ou seja, a palavra vai reinar. Então, se todas as igrejas semear o reino de Deus, o evangelho vai crescer, o foco deve ser Cristo e quando uma religião tira o foco de Jesus há um desvio, outro caminho que não é certo.
 
Notisul – O louvor segue os ensinamentos de Deus ou virou algo capitalista?
Ronaldo – Eu diria que Deus não está em busca de show e sim de adoradores que adorem de todo o coração. Por que o louvor e a glória é para Deus.
 
Notisul – O que o pastor diria para aqueles que ainda não acreditam em Deus?
Ronaldo – Estamos vivendo os últimos dias, o apocalipse está para chegar e a nossa tábua de salvação é Jesus, ele não é a solução, Jesus é a única solução para a humanidade. Em João, 3-16, diz: ‘que Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que crer nele não pereça, mas tenha vida eterna. Então, Jesus ainda está de braços abertos esperando o pecador, esperando aqueles que querem uma vida nova, uma nova oportunidade, uma nova chance, porque Jesus é o caminho, a verdade e a vida.
 
Ronaldo por Ronaldo
Deus – Fonte de tudo.
Família – Alicerce.
Trabalho – Necessário.
Passado – Foi bom.
Presente – Vivendo em Cristo.
Futuro – Esperando Jesus.
 
"Jesus disse que a mesma obra que eu faço o meu pai também fez. E a obra mais importante é o perdão dos nossos pecados, e só quem pode perdoar é Deus".
 
"Em cima do céu e de baixo na terra, em nenhum outro nome há salvação se não for no filho de Deus”
 
A série de entrevistas sobre religiões iniciou em março. Já foram abordadas a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, os Mórmons, publicada na edição de 9 e 10 de março; Testemunha de Jeová, em 30 e 31 de março; A Igreja Evangélica A Verdade que Liberta, em 20 e 21 de abril; a instituição Nosso Lar, em 18 de junho; a Assembleia de Deus em 29 e 30 de junho; a Assembleia de Deus Independente em 27 e 28 de julho e a Igreja do Nazareno em 17 e 18 de agosto.