Farol Shopping cresceu 15% em um ano

PerfilPaulista de nascimento e agora tubaronense de coração, Fabio Morais mudou-se para o sul há um ano com a missão de chefiar a administração do Farol Shopping. Adaptou-se rapidamente à cidade, à região e ao trabalho, e com a mesma velocidade já colhe os frutos de sua dedicação ao cargo de superintendente. Os resultados são visíveis e os planos animadores e desafiadores.

Priscila Loch
Tubarão

Notisul – Você completa um ano na superintendência do Farol Shopping. Que avaliação faz deste período?
Fabio – Foi um ano de bastante desafios. Peguei um shopping já maduro, com dez anos. Tinha – e continua tendo – diversos pontos a serem melhorados. O cenário era bem delicado, a troca de um superintendente de uma forma não muito comum. A importância que o shopping tem para a cidade e para a região é um pouco diferente de quando fica em uma capital, por exemplo, onde tem vários shoppings e o nível de influência econômica tem menos impacto, porque a economia é maior. Aqui o shopping é um centro de desenvolvimento econômico e social para a região. Todos esses foram desafios que fui descobrindo ao longo desse ano também, porque nem tudo é apresentado de imeditado. Depois, como executivo, avaliam-se os pontos que têm que ser melhorados e trabalhados para atingir o resultado esperado.

Notisul – Que pontos você pode destacar?
Fabio – O que eu tinha de planos para dois, três anos estou conseguindo executar em um. Está sendo muito gratificante e uma surpresa. Principalmente com um cenário econômico totalmente desfavorável. Está todo mundo comemorando bastante o resultado. Fizemos um retrofit da segurança do shopping. A segurança é um dos pilares de um shopping center. Nos shoppings de capitais, é muito forte. Essa preocupação já existia aqui, mas reforcei. Hoje, temos um shopping muito mais seguro para os lojistas e para os clientes. Colocamos viatura móvel, aumentamos o número de postos,  temos posto armado. Fizemos alguns reinvestimentos também na área de limpeza, até porque um dos nossos valores é organização e limpeza. Na parte de negócios, tínhamos projetado 10% de crescimento das vendas no ano, estamos em 15%. Tínhamos projeção também de potencializar vários indicadores importantes, alguns precisavam ser mais desenvolvidos para tornar o shopping cada vez mais forte para receber novos investimentos. Nenhum empreendedor vai ficar reinvestindo em um aparelho que não lhe dá retorno. Isso é um negócio. O seu Genésio A. Mendes tem foco em resultados. Não é à toa que ele tem uma empresa tão sólida e é um case de sucesso. Tivemos o fortalecimento desses indicadores internos de negócios, nossos departamentos financeiros estão muito felizes com o resultado. O empreendedor está muito satisfeito. Esperávamos ter uma maior eficiência  desses indicadores em até três anos e conseguimos resolver em um ano. Outra projeção que seria para três anos era o retrofit das lojas. O shopping precisava de reforço do mix. Nosso mix era bom, mas não era ótimo. Faltava mais diversidade, faltavam algumas marcas, ter lojas mais bem apresentadas, mais bonitas, e esse resultado foi tão forte que em um ano colocamos dez novas lojas para dentro. Estão para inaugurar mais duas ou três operações até 1º de novembro. Vamos ter um Natal bem forte em termo de mix de lojas. A vacância, que é quantidade de lojas vagas, é um dos indicadores que os administradores estão sempre muito ligados. Hoje, em termos de área bruta locável, temos menos que 2%, enquanto a média nacional está entre 10% e 15%, até em shoppings mais mais maduros. Não somos o maior shopping, mas somos um dos melhores do estado. Isso é apontado pelos indicadores e pelos nossos lojistas.

Notisul – O Farol Shopping enquadra-se bem no conceito de que quantidade e qualidade são questões bem diferentes.
Fabio – Sim. Não é muito grande em termos de tamanho, mas é adequado para o que a cidade e toda a região da Amurel necessitam. E dentro desse universo conseguimos entregar boas lojas e bons serviços. Tudo isso gera essa resposta final que é o grande sucesso. Uma outra meta que tínhamos era fortalecer a nossa praça de eventos Ivo Prim, que foi um sucesso. Em um ano, conseguimos fazer aproximadamente dez eventos e colocamos 32 mil pessoas.

Notisul – Além da região ser um tanto carente com relação a eventos culturais, é interessante ver vocês atenderem públicos-alvos variados.
Fabio – Quando eu cheguei, a primeira identificação foi de que não atendemos uma classe, um nicho ou uma determinada parte da sociedade. O Farol é para todos. Somos únicos, com nossas características na região, e temos que tentar, da melhor maneira possível, privilegiar todos os nossos usuários, independente de faixa etária ou classe social.

Notisul – E qual o planejamento daqui para frente?
Fabio – Devemos continuar o retrofit interno e externo do shopping. Vamos ter um Natal bem diferente, iluminado. Estamos fazendo um retrofit na fachada em termos de iluminação, com a reforma do nosso chafariz. O shopping vai ficar com uma decoração de Natal como nunca tivemos nesses 11 anos de trajetória. Pretendemos ser o cartão postal da cidade. Começamos a esboçar estudos de como podemos agregar mais ao shopping. Se cabe uma expansão, o que poderíamos trazer de diferente… Espaço temos para crescer fisicamente, um quarteirão inteiro, e isso nos favorece bastante num planejamento estratégico. Temos tudo para crescer. O que precisamos é que Tubarão cresça, que a região no entorno cresça. Para que possamos juntos fazer parte desse crescimento.

Notisul – É possível dar uma pincelada sobre o que é planejado para o Natal?
Fabio – A parte interna vai estar bem diferente da do ano passado. Vamos mudar toda a decoração. Não posso revelar para não estragar a surpresa. O que posso contar é que vamos ter uma chegada do Papai Noel tão deslumbrante quanto foi a do ano passado e teremos um evento diferenciado no mês de dezembro, com uma atração inédita. Nosso dezembro vai ter uma decoração totalmente diferente, tanto interna quanto externa, vamos estar envolvidos muito socialmente com a essência do Natal. Tem bastante surpresas. Temos o Natal como uma responsabilidade nossa, somos esperados para fazer acontecer. Nossos clientes sempre esperam vir até o Farol no mês de dezembro e realmente encontrar o Natal. Não temos como fugir dessa vocação.

Notisul – E a expectativa é que sempre a programação natalina vai ser melhor que no ano anterior.
Fabio – Nosso lema é inovação. Somos uma equipe, não faço nada sozinho. A inovação faz parte da nossa rotina, é através dela que temos um shopping mais rentável, com mais lojas, que vende mais, com os lojistas mais satisfeitos com suas operações. Temos um time muito inovador, e isso é muito positivo.

Notisul – Hoje, qual a estrutura do shopping, em termos de lojas e de colaboradores?
Fabio – Temos 130 pontos e geramos aproximadamente mil empregos diretos, mais alguns milhares indiretos. Movimentamos diversas frentes, outras empresas que estão anexados aos terceiros. Temos empresas terceirizadas de limpeza, de segurança… Todos são empregos indiretos. Isso é fundamental para a economia local. O shopping é um ponto de referência, não só de lazer e entretenimento, como de economia.

Notisul – Dá para citar alguns indicadores que levam a estes resultados?
Fabio – O público do Farol cresceu 16%. É uma média de 600 mil pessoas por mês, o que o classifica como shopping de médio porte. Estamos à frente de muitos shoppings de São Paulo. Aliás, poucos shoppings têm os nossos indicadores. A receita também cresce dois dígitos, assim como nosso tíquete médio, que cresce em média 5% e está em torno de R$ 400,00 por família. Só temos motivos para comemorar.

Notisul – Você vem de uma região do país com características completamente diferentes. Já conseguiu adaptar-se?
Fabio – Tubarão é uma cidade fascinante. Temos uma estrutura de cidade grande em termos de saúde, entretenimento e educação. Na região, temos belíssimas praias, um turismo ecológico muito forte, o shopping é um meio forte de entretenimento. Na educação, temos a Unisul, com diversos cursos que formam muitas pessoas. É um polo educacional muito forte. E somos muito bem servidos na saúde, com dois hospitais e diversas clínicas de referência. Tudo isso faz Tubarão ser uma cidade pequena com estrutura grande. O município serve toda a Amurel. Os moradores das cidades vizinhas acabam resolvendo muitas questões do cotidiano aqui. É extremamente positivo ter uma estrutura de cidade grande dentro de uma cidade menor. Muitas pessoas reclamam do trânsito, mas eu que vim de São Paulo e até os catarinenses que saíram de Florianópolis e estão morando aqui valorizamos a mobilidade nos proporcionada. Dentro da minha realidade comparativa, estou no paraíso. Minha família já está aqui, está bem adaptada. Estamos bem felizes. Vim para Tubarão disposto a dar resultados, responder àquilo que me propus, construir uma nova etapa da minha vida. Posso dizer que já sou um apaixonado por Tubarão, defensor árduo da nossa cidade, e tubaronense de coração.

Notisul – O que pode ser definido como diferencial do Farol, que reflete diretamente nos índices?
Fabio – A relação dos consumidores com o shopping. Essa relação é muito diferenciada, só se consegue ter quando está inserido em um ambiente de menor proporção. Santa Catarina é um estado que tem uma força econômica muito diferenciada. Fomos os últimos a entrar na crise e somos o primeiro a sair, e com menor impacto. O sul do Brasil tem um nível educacional um pouco mais avançado do restante do país. Educação é a base de qualquer indicador econômico e social. Isso nos dá flexibilidade e poder de reação muito maior.

Notisul – Falando em crise, como você avalia o atual momento? Dá para sermos mais otimistas?
Fabio – Todos os indicadores econômicos para os próximos três anos são muito positivos. Temos a queda dos juros e também vamos ter um aumento da oferta de crédito, de uma forma mais responsável da que tivemos anteriormente. Isso vai fortalecer o consumo. Nós temos uma inflação já controlada, o que protege a renda das famílias. Para 2018 e 2019, está previsto crescimento do PIB, e isso nos favorece. Claro que ainda temos um cenário político difícil, que deve se definir no ano que vem. Mas, para quem tem vontade de investir, o momento é agora, tem muitas oportunidades.