sábado, 24 de agosto de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Entrevistas

“É uma luta histórica”

Kércia Cardoso Menegaz é chefe de gabinete do prefeito de Tubarão

Publicado em 03/03/2018 00h11

“É uma luta histórica”
Foto: Priscila Loch/notisul

Perfil
O convívio com a política iniciou dentro de casa e ela tomou gosto. Kércia assumiu há poucos dias a chefia de gabinete do prefeito Joares Ponticelli, cargo ocupado até então por seu marido, Laércio Menegaz, com quem tem os filhos Bruno e Lucas. O fato de ser mulher em um ambiente onde os homens são a maioria não a assusta. Pelo contrário. Encara com serenidade os desafios que vê pela frente e sente-se motivada a trabalhar para fazer a diferença, mas com a consciência de que a baixa representatividade das mulheres na política é uma luta constante.

Priscila Loch
Tubarão

Notisul - Você assumiu oficialmente a chefia de gabinete do prefeito há poucos dias. Quais são os principais desafios agora no início?
Kércia -
No ano passado, tanto o prefeito como a equipe de secretários realizaram um planejamento e restruturação de uma cidade que parou no tempo e enfrenta problemas financeiros gravíssimos.  Estou me adaptando no cargo, mas já acompanhava o tamanho do desafio por conviver com o Laércio e pela amizade e admiração como homem público que tenho pelo prefeito Joares. Ele trabalha 16 horas por dia, acho que não tem sangue circulando na veia, ele não é humano, é um robô (risos). No mais, é dar sequência nos trabalhos e dar um toque feminino nas ações. Nenhum prefeito no segundo ano de governo foi tão agressivo em obras quanto o Joares. Penso que muitas iniciativas foram colocadas em prática e muitos projetos já começaram a mudar a forma como a cidade é administrada. Medidas duras, muitas vezes antipáticas. O que mais precisa melhorar, no meu entendimento, são os serviços de pequeno porte. Hoje, eu chego à prefeitura com o processo de adaptação concluído, e nestas primeiras semanas já participo ativamente das ações. Entrei em uma semana onde puder acompanhar a valorização do professor municipal e também das nossas entidades. Essa não é uma obra física, mas é tão importante quanto.

Notisul - E em médio prazo, que desafios imagina que precisará encarar?
Kércia -
Quero desenvolver ainda mais as áreas relacionadas ao contato com o público. Penso que podemos nos aproximar ainda mais da população. Hoje, já realizamos um serviço muito bom, com um departamento de Ouvidoria que não existia no governo anterior. Vamos avançar, criar métodos e processos para que internamente o servidor municipal tenha mais voz e vez, assim como as demandas da população possam ser atendidas dentro do possível. Se o problema não pode ser resolvido na hora, que se tenha uma data para isso e que esse registro e fique marcado.
A implantação de programas de controle, por meio do qual possamos analisar as reclamações ou sugestões, é uma ferramenta que já estamos estudando. Além disso, projetos como o “Se essa rua Fosse Minha”, aniversário da cidade, Natal Luz foram pedidos feitos pelo prefeito para o gabinete buscar parceiros dentro e fora do governo. Vamos nos dedicar muito.

Notisul - Como é ocupar um cargo de destaque sendo mulher em um meio onde os homens são maioria?
Kércia -
Ser chefe de gabinete do prefeito é ser seu braço direito. É ter responsabilidade, coordenar as atividades de toda a equipe e manter a ordem nos mais diversos processos. É um trabalho desafiador, já que não há um receita pronta. Cada contexto exige habilidades e obrigações diferentes. Não me preocupo com a questão de ser mulher. Exijo e dou respeito, independente de qualquer coisa.
Não tenho nenhuma dificuldade em atuar ao lado de homens. Mas, na prefeitura, as mulheres já estão em grande número. Principalmente nos setores que ficam no entorno do gabinete do prefeito, onde eu atuo mais diretamente, há um grande número de servidoras. Independente do gênero, o que penso é que o servidor deve ser comprometido, responsável, pois só assim poderemos oferecer aos cidadãos os serviços que eles necessitam e merecem.

Notisul - O fato de você substituir o seu marido no cargo recebeu algumas críticas. Como lidou com essa exposição?
Kércia -
Tanto o Laércio quanto eu sempre tivemos o cuidado com essa questão. Na verdade, não achamos correto e por isso nunca trabalhamos no mesmo local. Sempre ajudei, mas de forma voluntária. Antes de marido e mulher, somos muito amigos e cúmplices. Ajudamo-nos muito, não somente no trabalho, como em questões familiares. Quando trabalhei na rede privada, em bancos principalmente, nunca vi casal na mesma agência. Acredito ser uma questão de ética e valores. Não temos problemas quanto a esse assunto. Imaginávamos que iam falar, afinal, críticas sempre haverão e são bem-vindas quando construtivas. Mas foi bem tranquilo. O Laércio é um pensador estratégico, que pensa à frente do seu tempo. Estuda muito e busca especialização. Tem uma capacidade de fazer leituras políticas e antecipar o que pode ocorrer no futuro. Sinto-me preparada para ajudar e contribuir, dentro do meu estilo e com autonomia do prefeito. O chefe de gabinete, dentro da nova estrutura de Tubarão, não pode ser passivo e apenas seguir ordens.  Vou ouvir e respeitar o prefeito, mas procurando ser proativa, tendo posicionamento e ética nas resoluções e competência para tomar decisões em diversas situações. É preciso ser firme e ter um posicionamento ativo. Quero ser uma facilitadora, aprendendo constantemente e ajudando meus colegas a cumprir metas.

Notisul - Voltando à questão feminina, o seu trabalho requer muito planejamento, estratégia e, consequentemente, deve ocupar grande parte do seu dia. Como conciliar com os cuidados com os filhos, o marido e a casa?
Kércia -
Estou reformulando todo o nosso dia a dia. Acordo, levo o Bruno no colégio às 7h30, tomo café com Laércio e Lucas e saio para trabalhar. Meu horário na prefeitura é a partir das 13h, mas começo a trabalhar 9h a maioria das vezes toco até as 21h. E não tem hora extra e nem diária (risos). Brincadeiras à parte, estou amando o desafio. Mulher sempre dá conta de tudo. Ser mãe, ser mulher e atuar profissionalmente não é fácil. Na verdade, estou dormindo um pouco menos, mas consigo conciliar sim. Pretendo acompanhar de perto as atividades de toda a equipe, garantindo que os prazos sejam cumpridos e que os objetivos sejam alcançados. O prefeito conversou comigo esta semana e pediu celeridade em muitas ações. Quero atender a todas as pessoas, mas colocando o coletivo na frente do individual.  Ocupar cargo público não tem sido fácil no Brasil. A cobrança é muito forte e existe uma máxima de que todos os políticos ou servidores são iguais. Convivo com política há muito tempo dentro da minha casa. Vi o Laércio sacrificando muitas vezes a nossa família para se dedicar à região. Mas juntos não sacrificamos princípios morais e éticos. Nunca vou deixar alguém chegar ao Bruno e Lucas e dizer “tua mãe é corrupta, ou fez algo errado”. Tenho princípios que aprendi na minha família e não abro mão deles. Nasci em Capivari, morei muito tempo lá e hoje estou em Tubarão. Tenho orgulho da história simples e da família que construí.

Notisul - Atualmente, você preside o segmento Mulher Progressistas de Tubarão. Pretende ser candidata futuramente?
Kércia -
Estou envolvida com o partido há dez anos e sempre gostei muito. Estamos evoluindo, mas a representatividade das mulheres na política ainda é baixa. É uma luta histórica na iniciativa privada e também na política. Para se ter uma ideia, a mulher por muito tempo não tinha sequer o direito de votar. Em Santa Catarina, temos cinco deputadas entre as 56 cadeiras na Alesc e Câmara Federal, menos de 10%. Em Tubarão, nenhuma das 17 cadeiras da Câmara de Vereadores é ocupada por mulher, não elegemos mulheres há mais de 20 anos. É importante nos apresentarmos na vida pública porque temos talento, liderança e muita força para contribuir. Quanto a uma possível candidatura, não descarto e nem confirmo. Não quero pensar agora, estou concentrada em ajudar o governo municipal a fazer um grande trabalho. Temos um plano de governo para executar que foi aprovado nas urnas em 2016. São mais de 100 mil tubaronenses que confiaram e esperam respostas de quem tem cargo público. Vou me dedicar em fazer o trabalho bem feito, indo além das minhas obrigações e trabalhando 12 horas por dia. O prefeito trabalha 16 horas, mas eu não consigo (risos), até porque nas outras quatro horas tenho que atender as crianças em casa.

Notisul - A próxima quinta-feira é Dia Internacional da Mulher. Qual a reflexão você faz do atual momento?
Kércia -
Qualquer espaço conquistado pelas mulheres deve ser comemorado. Essa semana, vi várias professoras municipais e representantes de entidades se sentindo prestigiadas pelo prefeito Joares. Fiquei muito feliz. Foi especial ver professoras agradecendo o governo pela valorização dos professores da rede municipal  e também  entidades voluntárias da nossa cidade satisfeitas. O Dia da Mulher precisa sim ser comemorado, mas cabe refletir sobre a participação das mulheres na política. Por que nós mulheres somos 51% dos eleitores no Brasil e menos que 10% dos cargos eletivos deste país? Não confiamos em nós mesmas, estamos errando? Quais são os motivos? Pensar no papel social desempenhado pelas mulheres na sociedade brasileira é um exercício interessante, principalmente quando levamos em consideração uma sociedade como a nossa, construída com machismo e de forma patriarcal. Defendo a participação maior da mulher sim, mas nunca esquecendo que bom politico é aquele que tem compromisso com a democracia, com valores morais e que quer fazer a coisa de maneira correta, seja homem ou mulher. Agradeço a Deus e toda minha família, ao prefeito Joares pela oportunidade. Sei que ele tem uma missão desafiadora, tem espírito público e trabalha muito. Pretendo estar ao lado dele nessa gestão, Não tenho dúvidas que o reconhecimento vai vir. Também agradeço aos amigos, representantes de entidades e todas as mulheres que estão me apoiando e encorajando.  Vamos juntos fazer uma política do bem, pensando sempre no coletivo e quando puder no individual. Afinal, o bem que se faz perfuma a alma. Na posse, fiquei muito feliz e surpresa com tanta gente e vi como fiz amigos na minha vida. Isso é uma benção.


VOLTAR
Banner ServerDo.in
Banner ServerDo.in
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2019.