Enfermeira que salvou bebê de engasgo é homenageada em Capivari

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A enfermeira Huandra Carla Marcelino, da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Santa Lúcia, em Capivari de Baixo, recebeu uma Moção de Aplauso da Câmara de Vereadores. A homenagem foi feita pelo vice-presidente Eraldo dos Santos, após Huandra ter salvado uma bebê de 14 dias que se afogou com leite materno no dia 4 de novembro.

Ação rápida e eficiente

Por volta das 15h, os pais de Celine de Mattos Kunsler de Souza chegaram desesperados à unidade de saúde, pois a bebê apresentava sinais de engasgo e dificuldade para respirar. Huandra, a profissional de plantão, prontamente realizou a Manobra de Heimlich, crucial para desobstruir as vias aéreas da criança. No início do procedimento, a bebê começou a chorar, indicando que a respiração havia sido retomada. Em seguida, seus lábios voltaram à cor normal e ela passou a se movimentar. A menina foi mantida em observação e, após estabilização completa, foi liberada para casa.

Reconhecimento pelo ato heróico

O vereador Eraldo dos Santos destacou o compromisso e a habilidade da enfermeira: “Tenho certeza que este fato será contado para a Celine no futuro, mostrando o comprometimento dos profissionais de saúde de Capivari de Baixo”.

Apoio da equipe médica

A equipe da ESF, incluindo a médica da unidade, apoiou o atendimento e garantiu suporte emocional aos pais de Celine durante todo o procedimento.