Candidatos que perderam o Enem 2024 no dia 3 de novembro por problemas de saúde ou falhas logísticas poderão se inscrever para a reaplicação em 10 e 11 de dezembro. O prazo de inscrição vai de 11 a 15 de novembro, e as inscrições devem ser feitas pela Página do Participante.
Quem pode solicitar a reaplicação?
A reaplicação do Enem é destinada a candidatos que:
- Enfrentaram problemas logísticos, como falta de energia ou desastres naturais no local de prova;
- Estavam doentes com doenças infectocontagiosas, incluindo covid-19, sarampo, rubéola e outras condições previstas no edital.
Candidatos que se enquadram nesses casos terão uma nova chance para realizar a prova, mas precisam fazer a inscrição no prazo indicado.
Como solicitar a reaplicação do Enem 2024
Os interessados devem acessar a Página do Participante, entre os dias 11 e 15 de novembro, para preencher o pedido de reaplicação.
- Documentação: Quem alega problemas de saúde deve anexar exames e atestados médicos como comprovação.
- Avaliação do Inep: Em casos de falhas logísticas, o Inep fará a análise do local onde o candidato estava inscrito.
Esse processo garante que apenas os candidatos realmente afetados por situações adversas possam participar da reaplicação.
Procedimentos específicos para cada situação
Para quem teve problemas logísticos e precisa comparecer ao segundo dia do Enem em 10 de novembro, será possível fazer a 1ª etapa do exame em 10 de dezembro. Já candidatos com problemas de saúde farão ambas as etapas nos dias 10 e 11 de dezembro, desde que seu pedido seja aceito pelo Inep.