Desde a última semana, os contribuintes já podem iniciar o envio da Declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) referente ao ano-base 2023. A Receita Federal já recebeu mais de 1,1 milhão de declarações – até às 17h do dia 15 – e espera um total de 43 milhões até 31 de maio, data limite para entrega.
Utilize a declaração pré-preenchida
Uma opção conveniente para os contribuintes é a declaração pré-preenchida, que agiliza o processo. Basta acessar o programa e autenticar a conta gov.br nos níveis ouro ou prata para usufruir dessa facilidade.
Novidade para declaração via smartphones
Quem optar por fazer a declaração do IR 2024 pelo smartphone precisa baixar a nova versão do app Meu Imposto de Renda. Essa atualização visa oferecer uma experiência mais eficiente aos usuários.
Importância da conferência dos dados
José Carlos da Fonseca, supervisor nacional do Programa do Imposto de Renda, ressalta a importância de conferir minuciosamente todos os dados antes do envio da declaração. Mesmo utilizando a pré-preenchida, é fundamental verificar as informações com os documentos de rendimentos e outros comprovantes.