Em carta, ex-governantes internacionais pedem que Lula pressione Maduro

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Trinta ex-chefes de Estado e governo da Espanha e da América Latina enviaram uma carta ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta segunda-feira (5), solicitando que ele reafirme seu compromisso com a democracia na Venezuela. A carta, assinada por nomes como Mauricio Macri, Iván Duque e José María Aznar, pede que Lula pressione o governo de Caracas a divulgar as atas eleitorais.

Pedido de ação democrática na Venezuela

Os ex-líderes, membros da Iniciativa Democrática da Espanha e das Américas (IDEA), destacaram a importância de Lula promover a democracia na Venezuela, conforme citado na carta. Eles reafirmaram o compromisso democrático de Lula, pressionando pela divulgação das atas eleitorais na Venezuela, e enfatizaram a democracia e a liberdade como pilares essenciais.

Resposta de Lula à situação venezuelana

Na semana passada, Lula já havia cobrado do governo venezuelano a divulgação das atas eleitorais, fundamentais para comprovar a transparência do processo eleitoral. Ele questionou a demora na divulgação e expressou apoio à transparência e justiça eleitoral.

Reação da oposição venezuelana e comunidade internacional

A oposição venezuelana e a comunidade internacional, incluindo os EUA, reconheceram a vitória do candidato oposicionista Edmundo González, com base em contagens independentes das atas eleitorais.