Em 7 de fevereiro de 1964 a Beatlemania tomou conta dos Estados Unidos e do mundo!

O dia é 7 de Fevereiro. O ano 1964. Parece uma data comum, um dia qualquer. Não para aqueles quatro garotos de Liverpool (Reino Unido) que tentavam se encontrar no meio de uma multidão de fãs se acotovelavando no Aeroporto JFK (Nova Iorque). 

Foi ali que eles deram o primeiro passo para o sucesso estrondoso que ultrapassa gerações. Foi ali que eles fizeram história no rock mundial. Era a primeira vez que os Beatles pisavam em solo norte-americano como uma banda. Foi ali que o mundo conheceu a Beatlemania, que já existia em solo europeu.

Dois dias depois, 74 milhões de telespectadores cantaram junto com os Beatles durante a sua primeira apresentação ao vivo na televisão americana. Estima-se que metade dos lares dos EUA estavam com suas TVs sintonizadas no The Ed Sullivan Show. Analistas acreditam que a visita dos Beatles aos Estados Unidos foi um marco que abriu caminho para outras bandas inglesas e europeias estourarem no maior mercado consumidor de discos no mundo.

O dia 13 de Outubro de 1963 pode ser considerado o início da Beatlemania, quando o grupo participou do show “Val Parnell’s Sunday Night at the London Palladium, transmitido ao vivo pele rede de televisão ATV para 15 milhões de telespectadores. Os telejornais exibiam as manifestações das fãs enlouquecidas, o que recebeu o nome de “Beatlemania”. Os Beatles tocaram apenas duas músicas, “She Loves You” e “Twist and Shout”.

A rua em volta do Palladium foi cercada pelos fãs, que gritavam sem parar. Os Beatles quase não conseguiram fazer a passagem do som. Outras redes de televisão apareceram para noticiar os acontecimentos e, na saída do show, o grupo quase foi esmagado pela multidão.

Todos os jornais da Inglaterra noticiaram nas primeiras páginas a confusão da noite anterior, ocorrida antes, durante e depois do evento. Nada foi escrito sobre o show em si; tentava-se explicar somente o comportamento dos fãs. A palavra “Beatlemania” aparecia pela primeira vez na mídia. A partir daquele momento os Beatles passaram a ser muito procurados para entrevistas. 

O termo Beatlemania foi criado para descrever o intenso frenesi dos fãs dos Beatles, demonstrado principalmente por garotas adolescentes, nos locais em que a banda se apresentava durante seus anos iniciais de sucesso. O termo adquiriu um significado mais amplo, referindo-se ao forte interesse mundial pela banda