Início Segurança Eleita diretoria do Conselho da Comunidade

Eleita diretoria do Conselho da Comunidade

Tubarão

 

Buscar recursos através de convênios para estruturar um espaço físico no Presídio Regional de Tubarão, onde uma equipe trabalhará para acompanhar de perto a situação dos detentos. Esta será uma das primeiras ações da presidenta do Conselho da Comunidade, que teve sua diretoria constituída na tarde de sexta-feira. 
 
A advogada Rosemeire de Souza Ribeiro foi escolhida por unanimidade para ocupar o cargo, em eleição realizada no fórum de Tubarão, coordenada pelo juiz de execução penal, Elleston Canali. Segundo ele, existem muitos conselhos em outras cidades que dão resultados bem positivos. “Espero que a diretoria cumpra efetivamente com seu papel, de buscar recursos materiais para auxiliar a administração do presídio e, com isso, meios de ressocialização através do trabalho e da educação”, destaca o juiz.
 
A presidenta ressalta a importância de os membros do conselho terem vontade de trabalhar. “No entanto, o conselho não faz nada se a sociedade não contribuir e empenhar-se”, alertou a advogada. Para ela, o mais importante é pessoas entenderem que o recluso volta para o meio social. “E desta forma temos que recebê-lo, pois já pagou sua pena. Ainda há muita resistência”, lamentou a presidenta. “Temos que dar um apoio externo aos que estão lá dentro e aos que estão para sair. O rótulo de que ele é ex-prisioneiro faz com que não consiga um trabalho. Trabalharemos muito para isto”, planeja a advogada. 
 
Outra preocupação dela é dar assistência social às famílias dos detentos em vários âmbitos. “A sociedade cobra do governo, mas tem que interagir mais, fazer sua parte e não se omitir”, conclui a presidenta. 
 
O que faz o Conselho da Comunidade?  
A entidade tem como principal finalidade acompanhar os estabelecimentos penais e obter recursos para a melhor assistência ao detento. É um órgão auxiliar da justiça de execução penal formado por um representante de associação comercial ou industrial, um advogado e um assistente social. Seus membros trabalham como agentes na execução de tarefas e solicitações de apoio para reintegrar o preso à sociedade, dando-lhes condições de enfrentar o mercado de trabalho. 
Através de levantamentos e um cadastro, é possível diagnosticar os reclusos que têm possibilidade de trabalhar, suas aptidões e as empresas que se dispõem a contratá-los. 
 
Diretoria do conselho
Rosemeire de Souza Ribeiro – presidenta (OAB)
Teresinha Rosemi Zagroba – vice-presidenta (Mitra Diocesana)
Vera Lúcia Campos Stüpp – 1ª secretária (Assistência Social)
Vera Regina Rodrigues – 1ª tesoureira (Assistência Social)
Antônio Carlos Silvério – 2º tesoureiro (Acit)
 
Sair da versão mobile