Duas massas de ar frio trazem alívio ao calor no Sul do Brasil

Notisul

Desde o último domingo (9), uma frente fria avança pela Região Sul, trazendo uma massa de ar mais frio que alivia o calor intenso que perdurou desde a segunda semana de fevereiro. Essa mudança persiste ao longo da semana, com uma segunda massa de ar frio chegando ao centro-sul do Brasil na quarta-feira (12), atuando até o fim da semana. Embora esses eventos de frio não sejam tão intensos e abrangentes, proporcionam um alívio significativo nas temperaturas elevadas.

Primeira massa de ar frio atua no início da semana

Nesta segunda-feira (10), a primeira massa de ar frio influencia boa parte da Região Sul e algumas áreas do Sudeste. As temperaturas mínimas previstas são:

  • Santa Catarina: 17°C a 23°C, com 23°C de mínima em Florianópolis.
  • Rio Grande do Sul: 12°C na região da Campanha, 15°C na Serra, 16°C no Sul, região Central, Oeste, Norte e Missões, e 20°C em Porto Alegre e litoral.
  • Paraná: 18°C em Curitiba, com sensação de frio no sul e leste do estado.

Durante o dia, as temperaturas permanecem amenas na maioria das localidades da Região Sul, com máximas de até 26°C em Porto Alegre, 25°C em Florianópolis e 23°C em Curitiba.

No Sudeste, o ar mais frio começa a atuar a partir da tarde, especialmente no leste de São Paulo, onde, juntamente com a chuva, as temperaturas máximas chegam a 23°C. No interior paulista, o calor intenso e a sensação de abafamento continuam, com temperaturas que podem alcançar 37°C, especialmente no norte do estado. No Rio de Janeiro, as temperaturas podem chegar a 28°C, com sensação mais agradável a partir do meio da tarde devido aos ventos do sul e à ocorrência de chuva. Em Minas Gerais, as temperaturas permanecem acima dos 30°C em todo o estado, inclusive na porção sul, enquanto no Espírito Santo, a sensação de calor continua, embora a chuva a partir da tarde possa aliviar o calorão.

Segunda massa de ar frio prevista para a quarta-feira

A segunda incursão de uma massa de ar frio ocorre devido ao avanço de uma fraca frente fria que se desloca pelo oceano desde a altura do Uruguai, associada a uma região de cavado que contribui para o aumento das chuvas na Região Sul a partir de terça-feira (11). O ar mais frio começa a atuar na quarta-feira (12) no Rio Grande do Sul, influenciando principalmente a região da Campanha e Sul durante a madrugada. As mínimas previstas são de 15°C a 16°C na Campanha e de 17°C a 20°C no restante do estado, com 20°C em Porto Alegre.

Os ventos do sul transportam o ar mais frio até o sul e sudoeste do Paraná, mas sem provocar uma redução drástica nas temperaturas nessas áreas e em Santa Catarina. As mínimas, registradas no fim da noite, podem chegar a 15°C e 16°C na Serra Catarinense e no Planalto, com 22°C previstos para Florianópolis. No Paraná, as menores temperaturas ficam em 17°C no sul e na região de Curitiba. Devido ao aumento das chuvas, as temperaturas na Região Sul, especialmente no Paraná, não atingem valores muito elevados, mas o calor ainda está presente, com máximas de até 32°C no norte e noroeste paranaenses.

No Sudeste, temperaturas amenas na quarta-feira (12) ocorrem somente no centro-sul e leste de São Paulo, sendo que a porção leste recebe influência dos ventos do sul mais frios apenas a partir do fim do dia. O norte paulista, Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro continuam com sensação de calor e temperaturas acima dos 30°C, podendo chegar aos 37°C no norte de São Paulo.

Na quinta-feira (13) e na sexta-feira (14), a massa de ar frio consegue influenciar melhor o centro-sul do Brasil, proporcionando um alívio mais amplo ao calorão. Na Região Sul, as chuvas diminuem devido à atuação do ar mais seco e frio, e as temperaturas ficam mais amenas, com destaque para o norte e noroeste do Paraná, onde as máximas podem chegar ao máximo de 29°C. Embora ainda seja calor, é menos agressivo que os 35°C do início da semana.

No Sudeste, além do ar mais frio chegando mais longe, o aumento das chuvas contribui para a diminuição do calor extremo. As temperaturas no interior paulista não passam dos 32°C, mas no norte a tendência mostra máximas de 28°C, assim como na região de Belo Horizonte. No leste de São Paulo, as máximas não devem passar dos 23°C e, no Rio de Janeiro, dos 26°C.

Nas semanas seguintes, a tendência é de temperaturas agradáveis, sem potencial de eventos extremos e persistentes, como os registrados entre a segunda semana de fevereiro e a primeira de março.