sexta, 22 de fevereiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Direto da Terra - Marcio Fonseca de Carvalho

Bovinos e o Efeito estufa

Publicado em 22/09/2017 06h06

Bom dia! Acho que todos nós já ouvimos falar sobre o efeito estufa que a poluição provoca em nosso planeta, contribuindo para o chamado “aquecimento global”. Mais ainda, ouvimos que o grande novo vilão desse efeito são os bois e as vacas, devido aos gases que liberam durante a alimentação. Por isso, são várias as indicações para que paremos de produzir carne e leite, visando evitar maiores catástrofes climáticas. Vamos entender um pouco mais.

O efeito estufa e o consequente aquecimento global têm dois tipos de gases principais como agentes causadores: o gás carbônico e o gás metano. O gás carbônico é um velho conhecido, é aquele que soltamos de nossos pulmões durante a respiração. É também um dos gases que fábricas e veículos automotivos lançam na atmosfera. O metano é um gás produzido principalmente na decomposição de lixos, na digestão de herbívoros e no metabolismo de determinadas bactérias.

Os bovinos são animais que retiram energia principalmente de forrageiras, por meio da fermentação em seus estômagos. Resumindo, o rúmen recebe o alimento (pastagem) ingerido, e ali esse alimento será fermentado sem oxigênio, por bactérias, fungos e protozoários que naturalmente ali residem. Essa fermentação irá gerar ácidos graxos, aminoácidos e proteínas, que são absorvidos pelo animal para crescer e se desenvolver. Esse processo também gera gases, como o metano, e o animal libera esse gás para a atmosfera. Agora imagine o rebanho bovino brasileiro de aproximadamente 200 milhões de cabeças liberando esse gás todos os dias...

Mas vamos aos números, e é aí que eu gosto de trabalhar. Números, sejam eles valores absolutos ou em percentuais são as melhores formas de você compreender afirmações. Mas também é uma forma poderosa de conduzir o pensamento para onde queremos chegar, se a pessoa for desatenta ou desinformada.

O gás metano é 21 vezes mais ativo no efeito estufa do que o gás carbônico. E o rebanho de ruminantes brasileiro é responsável (estimativa) por 90% das emissões deste tipo de gás no nosso país. Se eu visse somente esses números e tivesse um mínimo de consciência ecológica, iria parar de comer carne no mesmo instante. Realmente num primeiro instante, vendo todos esses números, os bovinos são os grandes causadores do efeito estufa.

Mas vamos a mais números. De todos os gases que são liberados por atividade humana (incluindo, claro, as atividades pecuárias), que agem no efeito estufa, o metano contribui com 15%. Enquanto isso, o gás carbônico contribui com 60% do efeito estufa. São números muito distantes, o que mostra que, se eu quero contribuir com a diminuição desse efeito, vale mais ir numa churrascaria de bicicleta do que numa verdureira de carro.

Os números referentes aos bovinos chamam a atenção, e devem ser trabalhados para serem melhorados. E estão sendo. Várias pesquisas, especialmente na área de alimentação e manejo de ruminantes, estão em desenvolvimento para que haja uma redução nessa emissão de gases por esses animais. Abraços!


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital