sexta, 22 de fevereiro de 2019
Facebook Instagram Twitter Youtube
48 3053-4400

Direto da Terra - Marcio Fonseca de Carvalho

Cuidado com as descargas elétricas

Publicado em 02/02/2018 00h10

Bom dia! Verão está aí, as temperaturas altas e, com elas, chegam também os temporais de fim de tarde. É sempre boa uma chuvinha para refrescar, para molhar nossas lavouras, encher nossos rios e lagoas, mas existe conjuntamente o perigo das descargas elétricas. Falo, pois já me vi em situações delicadas durante trabalhos no campo, onde fomos pegos de surpresa por temporais com muitas descargas elétricas.

A primeira coisa a ser feita para se proteger das descargas é ver a previsão do tempo. Hoje, todos têm acesso a algum tipo de previsão, seja no rádio, TV, jornal ou internet. Verifique se existe essa possibilidade. Caso positivo, fique de olho no céu e no vento. Qualquer mudança, procure abrigo.

Uma vez, trabalhando em Pedras Grandes, estávamos medindo um terreno em cima do morro e no meio da mata. Quando saímos da mata, fomos surpreendidos por um temporal daqueles. Foi gente descendo o morro de qualquer jeito, pois o perigo era eminente, era maior, pois estava de posse dos equipamentos de topografia, como bastão de metal e GPS, que potencializam a chance de um desastre.

Se for surpreendido por um temporal, existem aquelas regras básicas de não ficar próximo a árvores, especialmente as mais altas (de forma alguma fique no meio de uma floresta de eucaliptos).

Se possível, deite no chão. Não utilize equipamentos eletrônicos, especialmente celulares. Não fique próximo, muito menos encostado em cercas de arame. Se sua propriedade possui para-raios, é muito importante mantê-lo em pleno funcionamento, com revisões periódicas. Um para-raios estragado é pior do que nenhum...

Por fim, tome cuidado com os animais também. Se possível, prenda-os em abrigos, especialmente gado de piquetes pequenos. Em áreas maiores, em geral o gado procura abrigo nas matas, mas em piquetes, falta alternativa e, geralmente, eles se aglomeram no conto das cercas, o que pode ser um perigo caso uma descarga venha por meio dos arames. Chover é bom, mas tomar os devidos cuidados é sempre importante. Abraços!


VOLTAR
Notisul - Um Jornal de Verdade
LIGUE E ASSINE (48) 3053-4400 Rua Ricardo José Nunes, 346 - Jardins de Pádova - Santo Antônio de Pádua - CEP: 88701-571 - Tubarão/SC
Copyright © Notisul - Um Jornal de Verdade 2017. Desenvolvido por Demand Tecnologia e Bfree Digital