Dia do Servidor altera rotina das prefeituras da Região Carbonífera

Foto: TN Sul - Divulgação: Notisul Digital

Em Criciúma, todos os serviços públicos funcionam normalmente, com um café de confraternização no Paço Municipal para os servidores, mas sem direito a folga adicional, pois a data não integra o calendário municipal. As cidades de Forquilhinha, Nova Veneza e Siderópolis também terão funcionamento normal. Em Forquilhinha, os servidores terão ponto facultativo no dia 1º de novembro, emendando com o feriado de Finados no dia 2.

Ponto facultativo na maioria das cidades da região

Outras cidades da região adotaram ponto facultativo, restringindo as operações aos serviços essenciais:

  • Içara: Funcionamento apenas das escolas.
  • Cocal do Sul: Serviços essenciais operando, como Pronto Atendimento 24 horas e coleta de lixo; aulas ocorrem normalmente.
  • Morro da Fumaça: Posto de saúde central e coleta de lixo operam normalmente; Samu atende emergências pelo 192; Conselho Tutelar em plantão; sem aulas.
  • Urussanga: Todos os serviços essenciais e aulas mantêm funcionamento normal.

Algumas prefeituras operam com restrições

Em Balneário Rincão, a Unidade de Saúde Central, escolas, centros de educação infantil e berçários operam normalmente. Em Treviso, apenas escolas e transporte escolar funcionam, enquanto os demais setores públicos estão fechados. Lauro Müller opera apenas com serviços essenciais, e Orleans mantém aulas e serviços essenciais.

Origem da data

O Dia do Servidor Público foi instituído no governo de Getúlio Vargas em 1937, com a criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil e, posteriormente, o Departamento Administrativo do Serviço Público. Em 1939, o decreto nº 1.713 consolidou as normas que regem os direitos e deveres dos servidores, motivo pelo qual a data é celebrada em 28 de outubro.