Décimo voo da FAB repatria 213 brasileiros e quatro animais do Líbano

Foto: Agência Brasil - Divulgação: Notisul Digital
A Força Aérea Brasileira (FAB) realizou o décimo voo da Operação Raízes do Cedro, trazendo de volta 213 brasileiros e quatro animais de estimação ao Brasil. O voo, que aterrissou na Base Aérea de São Paulo, em Guarulhos, às 4h06 desta terça-feira (5), integra a operação de repatriação iniciada em 2 de outubro e coordenada pelo governo federal.

Operação Raízes do Cedro já repatriou mais de 2 mil brasileiros

Desde o início da operação, 2.072 brasileiros e 24 animais foram repatriados do Líbano. Além de trazer os brasileiros de volta, a aeronave KC-30 utilizada nas missões também transportou ao Líbano 27,3 toneladas de itens essenciais doados.

  • Data de início: 2 de outubro
  • Total repatriados: 2.072 brasileiros e 24 animais
  • Toneladas de doações transportadas: 27,3 toneladas

Logística envolve FAB e coordenação do Itamaraty

A repatriação é fruto de uma parceria entre a FAB e o Itamaraty, com a comunidade brasileira no Líbano estimada em cerca de 20 mil pessoas. A operação foi intensificada após o agravamento dos conflitos no Líbano, decorrentes dos bombardeios israelenses.

Conflito no Líbano e escalada de tensões na região

Os bombardeios no Líbano ocorrem como parte da campanha militar israelense na Faixa de Gaza, com reações de grupos do Iêmen, Iraque e da chamada resistência libanesa – uma coalizão liderada pelo Hezbollah, que tem atacado Israel desde 7 de outubro em solidariedade aos palestinos.

Fonte: Agência Brasil