Início Geral De luto, mamãe boto não se afasta de filhote, no mar em...

De luto, mamãe boto não se afasta de filhote, no mar em Laguna

Pesquisadores do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) e de agentes da Polícia Militar Ambiental, tentam se aproximar de um filhote de boto que apareceu morto no mar em Laguna, ontem próximo aos molhes da Barra. É o segundo encontrado boiando no mar em Laguna em menos de uma semana. 

De acordo com os pesquisadores a ideia é investigar a causa da morte, porém, a mamãe boto está em processo de luto e não deixa ninguém chegar perto. Toda vez que alguém se aproxima ela puxa o filhote para dentro da água na tentativa de escondê-lo.

O professor da Udesc Laguna, Pedro Castilho, coordenador do PMP-BS, explica que os especialistas correm contra o tempo: “quanto mais o tempo passa mais os tecidos se degradam e a qualidade das análises ficam prejudicadas”.

Os pesquisadores estão monitorando o filhote e mãe e dependendo da resposta comportamental dela, a equipe os deixarão sozinhos, sem intervenção. Segundo o PMP-BS, o boto, que havia sido registrado como o sexto nascimento da espécie Tursiops truncatus, agora é contabilizado como a nona morte em Laguna, que detém o título de “Capital Nacional do Boto-Pescador”.

Sair da versão mobile