Início Colunistas Minha Vida de Cão - Cris Carara Cuidados com os cães e gatos nas férias

Cuidados com os cães e gatos nas férias

Hoje vamos falar sobre férias. Muitas famílias costumam viajar com seus cães e gatos. Porém, os cuidados devem começar antes da viagem para garantir a manutenção da saúde do pet.
Se você vai para sítio ou fazenda, seu animal pode adquirir carrapatos e pulgas. Carrapatos são transmissores de doenças como Babesiose e Erlichiose e, para evitar essa contaminação e prevenir o contágio, um bom método profilático deve ser empregado.
Mas se o destino for a praia, é importante consultar o médico veterinário porque será necessário um vermífugo para prevenir a Dirofilariose, ou o parasita do coração, que é uma doença parasitária dos cães, podendo também afetar os gatos. Estes parasitas migram por meio da pele e da musculatura, penetram nos vasos sanguíneos e finalmente alojam-se no ventrículo direito, na artéria pulmonar e na veia cava. Dependendo do grau de infestação, os parasitas poderão provocar uma redução considerável da função cardíaca, dificuldades respiratórias e uma tosse crônica.
“A prevenção pode ser feita com medicamentos, que devem ser iniciados com alguma antecedência em relação ao início da época anual de atividade dos mosquitos transmissores da Dirofilariose”, explica o médico veterinário Ricardo Cabral, coordenador de desenvolvimento de produtos pet na Vetnil. Estes tratamentos têm como objetivo a eliminação das formas larvares da Dirofilaria transmitidas pelos mosquitos, evitando que estas evoluam para parasitas adultos.
Na volta da viagem é importante a prescrição de um vermífugo para o seu animal. Ele pode ter tido contato com ambientes bastante contaminados. O diagnóstico da maioria das espécies de vermes é feito por meio do exame de fezes. “O tratamento é feito com vermífugos que devem ser determinados pelo médico veterinário”, diz a analista técnica da Vetnil, Amanda.
Observe também o ouvido do seu animal. A presença de cera em excesso, cheiro desagradável, vermelhidão ou coceira podem indicar otite e, neste caso, é necessário higienizar corretamente o pavilhão auricular e conduto auditivo, e aplicar o produto indicado pelo médico veterinário (caso seja confirmada a inflamação). “É importante observar todos estes aspectos na ida e na volta de uma viagem de férias para que um passeio agradável não acabe prejudicando a saúde de seu pet”, recomenda Amanda.

Dicas
Se você puder colocar água e ração a um cão de rua, faça. É uma iniciativa que infelizmente poucos têm, mas que salva a vidinha destes anjos de quatro patas. Com os dias muito quentes que estamos tendo, as ONGs precisam de doações de caminhas, casinhas e ração. Nossos peludos também sentem sede e fome. Acolher quem necessita é um ato de amor. Vamos fazer uma corrente do bem e ajudar estes seres que transformam nossas vidas!

Ajude a manter essas vidas
Infelizmente, a velocidade para doar cães e gatos não é a mesma das contas vencendo, então venho aqui para pedir a ajuda de vocês. A Ivania é uma cuidadora muito dedicada e empenhada pelos seus aumigos. Ela precisa de 80 pessoas para apadrinhar um aumigo com o valor de R$ 50,00 mensais até que o afilhado ou afilhada seja doado ou vire estrelinha. Precisa também de doação de ração. Nos álbuns dela, no Facebook, há fotos de quase todos eles e você pode escolher o seu afilhado. Sem ajuda, ela não consegue dar uma vida digna para os animais. Entre em contato com a Ivania via WhatsApp (48) 99996-3059 ou Facebook: Ivania Beatriz Pires Camargo. Ou efetue um depósito na Caixa, agência 0410, operação 013, conta 15936-1. Unidos somos mais!

Participe!
Se você, assim como eu, adora o seu aumigo e quer vê-lo aqui como nosso destaque, mande um e-mail para: a_crris@hotmail.com. Sigam-nos no Instagram: @pipaminhavidadecao, Facebook: www.facebook.com/minhavidadecao e Snap: Minhavidadecao.

Foto 001
Pessoal, nem sei o que dizer desta foto. Recebi ontem e fiquei muito triste com o ser humano. Como ninguém viu isso antes? Quanto tempo demorou para ele ficar neste estado, quantas pessoas passaram por ele todos os dias? Sempre podemos fazer alguma coisa, dar água, ração, pedir ajuda. Agora ele está em uma clínica se recuperando, mas precisa de muita ajuda, pois está desnutrido, infestado de pulgas e carrapatos, e com as patas machucadas. A Gi, que o resgatou, precisa de doação de patês e ração de boa qualidade, de preferência Super Premium. Precisa também de um medicamento chamado Mectimax e de ajuda para pagar as despesas da Aus Pet onde ele está internado. Quem puder ajudar entrar em contato pelo telefone (48) 9991-8342.


Aumigos, para adoção temos esta menina muito linda. Ainda não tem nome. Tem 6 meses e já está castrada e vacinada. Será de porte médio. É muito carente e medrosa, quer se esconder de tudo. A pessoa que a adotar terá que ter muita paciência e lhe dar muito amor. Quem puder adotar entrar em contato pelo telefone (48) 99905-5325.

Sair da versão mobile