Criciúma registra queda de 40% nos casos de roubo em 2024, aponta balanço da Polícia Civil

Foto: TN Sul - Divulgação: Notisul Digital

Criciúma teve uma queda expressiva nos casos de roubo em 2024, com uma redução de 40% em comparação ao ano anterior, conforme divulgado pela Polícia Civil de Santa Catarina (PMSC). O balanço da Delegacia de Repressão a Roubos de Criciúma (DRR), unidade do novo Departamento de Investigações Criminais (DIC), aponta que o município registrou 195 ocorrências até o momento, uma diminuição de mais de 140 casos em relação a 2023, quando foram contabilizados 331 registros.

Queda contínua no número de roubos desde 2023

Em 2023, Criciúma já havia experimentado uma leve redução de 2,65% no número de roubos, com 340 ocorrências em 2022. A queda mais acentuada foi observada neste ano, especialmente após o segundo semestre de 2023, quando o número de registros de roubo já apresentava uma diminuição constante. O primeiro trimestre de 2024 tem uma média mensal de 16 roubos, uma redução significativa em comparação ao mesmo período do ano anterior.

Diminuição nos tipos de roubo em Criciúma

A cidade também registrou redução nos diferentes tipos de roubo. Os roubos de veículos diminuíram 28%, enquanto os roubos a residências caíram 15%. O roubo a comércios teve uma forte retração de 71%, e os roubos em vias públicas diminuíram 41%.

Ações integradas garantem a redução da criminalidade

A Polícia Civil atribui a redução da criminalidade à ação conjunta das forças de segurança. A colaboração da Polícia Militar, da Polícia Científica, da Polícia Penal, do Ministério Público e do Poder Judiciário, além do trabalho investigativo da Delegacia de Repressão a Roubos, foi essencial para o bom desempenho nas investigações e a diminuição dos crimes patrimoniais.