Criciúma foi agraciada com o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, na categoria ouro, uma das mais altas certificações do Ministério da Educação (MEC). A honraria reconhece as cidades que promovem boas práticas para garantir a alfabetização infantil, por meio de formação de professores, avaliações de desempenho e ampliação de turmas em tempo integral. A solenidade de premiação ocorreu na última segunda-feira (10) e contou com a presença do prefeito Vagner Espíndola.
Criciúma se destaca entre os municípios catarinenses
Para obter o Selo Ouro, os municípios precisam alcançar pontuação entre 85 e 100 pontos nos critérios avaliados pelo MEC. Em todo o Brasil, 4.578 cidades participaram do processo seletivo, sendo que apenas 2.595 conquistaram a certificação ouro.
Em Santa Catarina, dos 217 municípios inscritos:
- 137 receberam o selo ouro
- 59 conquistaram a certificação prata
- 21 obtiveram o selo bronze
A secretária de Educação de Criciúma, Geovana Benedet Zanette, ressaltou que o município tem investido na formação de professores, avaliações constantes e materiais didáticos de qualidade para garantir que todas as crianças até o 2º ano saibam ler e escrever.
O que é o Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização?
O selo faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA) e tem como objetivo avaliar o desempenho das secretarias de educação em cinco eixos:
- Colaboração entre estados e municípios
- Institucionalização da política de alfabetização
- Implementação de estratégias pedagógicas
- Formação de professores
- Distribuição de materiais didáticos de apoio à alfabetização
Criciúma reforça compromisso com a educação infantil
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir que todas as crianças brasileiras estejam alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental. Além disso, o programa busca recuperar a aprendizagem de estudantes impactados pela pandemia da Covid-19.
A articuladora municipal do programa em Criciúma, Gislene dos Santos Sala, destacou que o selo comprova o empenho da rede municipal em fortalecer a educação infantil. “Atendemos todos os critérios exigidos, provando que estamos no caminho certo para oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças”, afirma.