Neste domingo, 9 de junho, às 16h, no estádio Heriberto Hülse, 16 crianças autistas entrarão em campo com os jogadores do Criciúma Esporte Clube no jogo contra o Cuiabá, válido pela 6ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. A ação, promovida pela Torcida Autistas Carvoeiros e pelo Criciúma Esporte Clube, visa conscientizar sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e dar visibilidade às necessidades dessas pessoas.
Entrada silenciosa para conforto das crianças
Para garantir o bem-estar das crianças autistas, as torcidas Os Tigres e Guerrilha Jovem farão silêncio na entrada dos jogadores.
- Sem barulho de instrumentos ou músicas
- Torcedores não devem bater palmas ou fazer barulho
- Contribuição dos torcedores para o conforto das crianças autistas
Ação visa adaptação futura no estádio
A iniciativa também busca um futuro onde pessoas com TEA tenham acesso a uma sala adaptada no estádio Heriberto Hülse.
- Hipersensibilidade auditiva pode causar desconforto
- Necessidade de uma sala adaptada para assistir aos jogos
- Dificuldade no processamento sensorial comum em pessoas com TEA
Participação das instituições da Região Carbonífera
As crianças que participarão da ação representam instituições que trabalham pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas com TEA na Região Carbonífera.
- Representação de várias instituições locais
- Promoção do bem-estar e da qualidade de vida
- Importância da visibilidade e conscientização sobre o autismo