Na quinta-feira, 12, durante o V Congresso Ibero-Americano de Humanidades, Ciências e Educação, organizado pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), um Grupo Temático (GT) abordou a “Educação Ambiental na Perspectiva dos Processos de Gestão e Governança das Águas”. O evento destacou as contribuições das equipes do ProFor Águas Unesc e da Entidade Executiva da Universidade do Contestado, que prestam suporte aos Comitês de Bacia Hidrográfica de Santa Catarina.
Enfoque na educação e governança hídrica
O grupo discutiu o papel da educação e gestão ambiental na governança das águas, buscando fortalecer políticas públicas e o envolvimento da cidadania ambiental, analisando os impactos socioambientais e os processos de gestão dos recursos hídricos.
Destaque para o ProFor Águas
Um dos principais focos foi o Programa de Fortalecimento dos Comitês de Bacias Hidrográficas de Santa Catarina, que atua para aperfeiçoar os processos participativos e a educação ambiental em diversas regiões do estado.
Trabalhos apresentados
Entre os trabalhos, destacaram-se temas como segurança hídrica em escolas, uso de recursos hídricos em hidrelétricas, e a criação de um banco de dados colaborativo das fontes de água.