Comunidade solicita vistoria federal após mudanças nas marginais da BR-101

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

Nesta terça-feira (17), uma vistoria foi realizada nas marginais da BR-101, em Capivari de Baixo, pelo promotor do Ministério Público Federal, Demerval Ribeiro Viana Filho. O objetivo da inspeção foi analisar os impactos que a mudança de sentido nas vias laterais causou na mobilidade local. A Pastoral Afro Família foi a responsável pela solicitação da vistoria, destacando as dificuldades enfrentadas pelos moradores da região, especialmente no bairro Ilhotinha.

A prefeitura de Capivari de Baixo, em conjunto com lideranças locais e empresários, já havia apresentado propostas alternativas de tráfego no ano passado, visando solucionar os problemas causados pela mudança nas marginais. Essas sugestões foram encaminhadas à CCR ViaCosteira, concessionária responsável pelo trecho sul da BR-101. As alterações realizadas pela empresa transformaram as vias laterais de mão dupla para mão única, entre os viadutos de acesso ao centro e ao bairro Vila Flor, gerando reclamações de motoristas e moradores.

Com a realização da vistoria, a expectativa da comunidade e da prefeitura é que as propostas de um novo acesso sejam acatadas ou que o trânsito seja readequado, minimizando os transtornos causados pelas alterações. A audiência pública desta quinta-feira será fundamental para que as reivindicações da população sejam ouvidas e atendidas.