A corrida pela inteligência artificial tomou um rumo surpreendente, com o modelo de linguagem de grande porte da startup chinesa DeepSeek superando rivais americanos e despertando temores de que a China possa ultrapassar os EUA nessa tecnologia emergente.
Esses temores, somados às altas avaliações de mercado, pressionaram as ações de tecnologia antes da abertura do mercado na segunda-feira. Os futuros do Nasdaq 100, fortemente concentrado em tecnologia (US100:IND), caíram 4,3%. Principais quedas: Nvidia (NASDAQ:NVDA) -11,8%, AMD (AMD) -6,5%, Meta (META) -5,8%, Amazon (AMZN) -5,3%, Alphabet (GOOGL) -4,4% (GOOG) -4,1% e Tesla (TSLA) -4,1%.
O modelo R1 da DeepSeek superou modelos de rivais consolidadas, como OpenAI, apoiada pela Microsoft (MSFT), Meta (META) e Anthropic, que gastaram bilhões de dólares para escalar seus modelos. O sucesso da startup chinesa levantou dúvidas sobre o retorno desses enormes investimentos em IA.
O primeiro modelo de linguagem de código aberto da DeepSeek – o DeepSeek V3, lançado em dezembro passado – custou menos de US$ 6 milhões para ser desenvolvido, utilizando os chips H800 da Nvidia (NASDAQ:NVDA) para treinamento. O R1, baseado no V3, foi projetado para realizar raciocínios complexos, rivalizando com o modelo o1 da OpenAI.
“O novo modelo é eficiente em custos e funciona com chips de capacidade reduzida”, observaram analistas do Saxo. “Esse desenvolvimento levanta questões sobre as altas avaliações de empresas líderes em IA, como a Nvidia (NASDAQ:NVDA), e sobre a tese de investimento para toda a cadeia de fornecimento de IA.”
Além disso, os modelos da DeepSeek foram desenvolvidos apesar das restrições de exportação dos EUA, que visam limitar o acesso da China a chips avançados necessários para trabalhos de IA.
“O progresso recente da DeepSeek mostra que a vantagem percebida dos EUA diminuiu significativamente”, disse Alvin Wang Graylin, especialista em tecnologia e vice-presidente global da empresa taiwanesa HTC. “Os dois países precisam buscar uma abordagem colaborativa para o desenvolvimento de IA avançada, em vez de continuar com a atual corrida armamentista que não leva a ganhos para nenhum lado.”