O Comitê de Gerenciamento do Rio Tubarão e Complexo Lagunar recebeu um diagnóstico sobre a quantidade e qualidade da água do Rio da Madre. O estudo, encomendado pela Tubarão Saneamento e apresentado pelo Instituto Água Conecta, servirá como base para a proposta de enquadramento do manancial.
Dados revelam fontes poluidoras e dinâmica do rio
Na reunião realizada na Associação de Municípios da Região de Laguna (Amurel), foram apresentados os dados sobre as possíveis fontes poluidoras e a dinâmica do Rio da Madre. O encontro contou com a participação dos coordenadores e relatores das Câmaras Técnicas (CTs) do comitê, que analisarão o estudo e emitir pareceres.
- Análise das fontes poluidoras
- Dinâmica do curso d’água
- Participação das Câmaras Técnicas
Próximas etapas incluem prognóstico e metas
O Instituto Água Conecta realizará, ainda em 2024, o prognóstico do Rio da Madre e elaborará uma proposta de metas para o enquadramento. A coordenadora técnica do Instituto, Rubia Girardi, explicou que os próximos passos já estão em andamento.
Os próximos passos incluem:
- Modelagem matemática dos cenários possíveis
- Proposta de enquadramento do rio
- Discussão e aprovação pelo Comitê
Enquadramento e gestão ambiental
O enquadramento é um instrumento de gestão que define o nível de qualidade da água a ser alcançado ou mantido ao longo do tempo. Esse processo é essencial para assegurar a qualidade compatível das águas e reduzir os custos de combate à poluição.
O estudo do Rio da Madre contribuirá para o licenciamento ambiental da ampliação das atividades da Tubarão Saneamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Participação ampla no diagnóstico
A reunião contou com a presença de diversas entidades e representantes, incluindo membros do Comitê, Câmaras Técnicas e participantes externos. Entre os presentes estavam representantes da Tubarão Saneamento, da AMUREL, do Sindicato Rural de Tubarão, e da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).