Comissão será criada para debater ações voltadas à formação de professores

Foto: Reprodução das mídias - Divulgação: Notisul Digital

A Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) aprovou a criação de uma comissão interinstitucional destinada a debater e propor ações voltadas à formação de professores para a educação básica. A decisão foi o principal encaminhamento do Seminário Avançado sobre a Formação de Professores, realizado entre os dias 20 e 21 de agosto na Alesc, em Florianópolis. O evento, organizado pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc, teve o apoio da Escola do Legislativo e discutiu estratégias para melhorar a formação inicial e continuada dos docentes no estado.

Atribuições da comissão: reformulação e colaboração na formação docente

A nova comissão será responsável por liderar esforços na reformulação dos cursos de licenciatura e por ampliar a colaboração entre o poder público e as instituições de ensino na elaboração de programas de formação docente. O documento aprovado durante o seminário delineia 14 objetivos principais para guiar as atividades do grupo, incluindo a reformulação dos cursos de licenciatura, a ampliação da colaboração entre o poder público e as instituições de ensino, a destinação de recursos públicos permanentes para a oferta de cursos de formação e a valorização dos profissionais da educação.

Participação ampla: envolvimento de diversas instituições

A comissão será coordenada pela Comissão de Educação e Cultura da Alesc e contará com a participação de várias instituições, incluindo a Secretaria de Estado da Educação (SED), Fecam, Conselho Estadual de Educação (CEE), Acafe, Undime, sindicatos, além do Ministério Público Estadual (MPSC) e Tribunal de Contas do Estado (TCE).

Política estadual de formação: construção coletiva e permanente

Durante o seminário, foi discutida a construção de uma política estadual de formação de professores, que deverá ser desenvolvida de forma coletiva e com financiamento garantido. A proposta é atrair jovens para a carreira docente e melhorar a articulação entre a formação inicial e continuada dos professores.