Início Notisul Escola Comece o ano diferente

Comece o ano diferente

 

As aulas já começaram e estão a mil por hora para os pouco mais de 2,5 mil estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Capivari de Baixo. Em todas as escolas e creches da cidade, os professores contam que os alunos voltaram mais empolgados que nunca.
Afinal, o começo das aulas é o dia de rever os amigos e construir novas amizades também. O ambiente escolar, contudo, não é sinônimo só de diversão. Tem hora para tudo, certo?!
E, justamente por isso, nada melhor que começar o ano com o pé direito, com notas boas e muito aprendizado. Lembre: é na escola que se aprende o que é cidadania e também é onde decidimos o nosso futuro.
Veja as dicas separadas pelo Notisul e pela secretaria de educação da prefeitura de Capivari para você conseguir administrar a diversão e o aprendizado durante o ano:
 
Anote aí!!!
1 – Divida o seu tempo ao longo do ano. Existe a hora de brincar e a de estudar. Tenha responsabilidade.
 
2 – Organize o seu tempo. Uma ideia é ter uma agenda. Anote o horário das aulas e todos os compromissos escolares, como lições de casa, datas para entrega de trabalhos, atividades extraclasse, provas, etc.
 
3 – Para aprender, é preciso ter continuidade. Estudar apenas na véspera das provas não é uma boa estratégia.
 
4 – Quando tiver dúvidas, pergunte. Não tenha vergonha. O feio é não saber.
 
5 – Organize o local de estudo em sua casa. Ter um “cantinho” fixo para fazer as suas lições e atividades escolares, como leitura e pesquisa, ajuda muito a estabelecer sua rotina diária de estudos. E nada de fazer a lição com a TV ou o rádio ligados. É preciso silêncio e concentração.
 
6 – Reserve um horário fixo para fazer as suas lições e atividades escolares.
 
7 – Assim que terminar as suas lições diárias, consulte o horário de aulas da sua classe para o dia seguinte e já deixe separados e arrumados os materiais que deverá levar.
 
8 – Avaliações, trabalhos, lições e provas são oportunidades para melhorar o aprendizado. O seu principal objetivo não está na nota, mas o seu resultado mostra se você aprendeu e onde estão as suas dificuldades.
 
9 – Fez a lição de casa, estudou a matéria aprendida durante a aula? Sim? Então, 'bora' se divertir e descansar bem para o próximo dia!
 
Curtas
 
Escola boa é escola reformada!
Em breve, os 215 estudantes da Escola Santo André terão um ambiente muito melhor! Os trabalhos de reforma do prédio começaram em janeiro e ficarão prontos logo. É trocado o telhado, o forro e o sistema de rede elétrica. Depois disso, o prédio receberá uma pintura novinha. Enquanto isso, os alunos estudam na estrutura da Faculdade Capivari (Fucap). A instituição de ensino superior emprestou 11 salas de aula para a escola.
 
Quase pronto
Mais um tempinho e os pequeninos matriculados no Centro Educacional Infantil Anita Brunel Alves estarão de 'casa' nova! Toda a estrutura da escolinha está pronta, assim como as obras de paisagismo. Neste momento, são organizados os móveis e demais equipamentos necessários para o conforto e desenvolvimento dos alunos. 
 
Conquista para o professor
Assim que as aulas na rede pública de Capivari de Baixo começaram, seis professores realizaram um sonho. Educadores há anos no município, eles conquistaram a ampliação de carga horária, um direito garantido no Estatuto do Magistério e cumprido à risca pela prefeitura. A cerimônia simbólica ocorreu na sala da secretária de educação e cultura, Maria Conceição de Oliveira Souza, a Tonega. “Isto é merecido! Estes professores trabalham por amor à profissão e são responsáveis pela base da nossa sociedade”, enalteceu Tonega.
 
Professor também é estudante
Antes do início do ano letivo, os professores foram para a sala de aula. A Semana Pedagógica contou com a participação de mais de 300 profissionais da área, entre professores, diretores e demais servidores da secretaria da educação. Eles participaram de palestras, debates e estudos, entre outras atividades pedagógicas importantes.
Sair da versão mobile