Um mundo VUCA (Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity) – Volátil, incerto, complexo e ambíguo. Sim, esta é mais uma característica do “novo normal” esperado para o mundo pós-pandemia.

Indistintamente em todos os países do planeta, de uma hora para outra, tudo mudou com a chegada da Covid-19. Isolamento social. Trabalho e estudo remoto. Relacionamentos virtuais. E até mesmo entretenimento por meio de lives. Estes são apenas alguns exemplos das fortes transformações que ocorreram em poucas semanas.

E no campo da educação como temos tratado aqui na coluna há algumas semanas, também não foi diferente. De um lado professores e escolas buscando alternativas para manter minimamente as aulas e o ensino. De outro, estudante e famílias tentando conciliar as atividades profissionais e domésticas com a aprendizagem.

 

Mundo VUCA

Com os noticiários informando que estamos cada dia mais próximo da liberação de uma vacina, muitas famílias acreditam que 2021 voltará ao “velho normal”. Mas é aqui que entra o conceito de mundo VUCA. Independente da liberação ou não de uma vacina, é certo que parte das transformações ocorridas nestes quase 10 meses em que o planeta está imerso na pandemia irão permanecer depois.

E entre elas, certamente a implementação das tecnologia educacionais em sala de aula / sala de casa é uma dessas.

• Será que as salas de aulas serão diferentes?

• O ensino híbrido será o novo normal?

• Os ambientes virtuais serão os novos laboratórios?

Estas são apenas algumas inquietações para refletirmos. E você, está pronto para este mundo VUCA?