Quando se fala em Educação à Distância, normalmente surgem diversos termos do EaD. Mas o que eles significam? Essas são dúvidas recorrentes na maioria dos alunos. Assim, nesta semana vamos abordar alguns dos principais termos do EaD e trazer o seu significado.

 

Principais Termos do EaD

Tipo de Cursos

• Curso 100% Presencial: São cursos em que 100% da carga horária é ministrada presencialmente. Isso não impede que recursos tecnológicos sejam também utilizados, e que eventualmente as aulas sejam mediadas por tecnologia.

• Curso Híbrido ou Semipresencial: Em suma, neste caso são aqueles cursos que parte da carga horária é ministrada presencialmente e parte à distância.

• Curso 100% EaD: Enfim, nos cursos 100% online são aqueles em que o aluno pode fazer todo processo de aprendizado à distância.

• Cursos Mediados por Tecnologia: Estes cursos podem até ser considerado presenciais em muitos casos, desde que o aluno tenha a obrigação de estar fisicamente em um pólo de ensino por exemplo. A grande diferença é que o professor pode estar em outro local mas ministrando sua aula por meio de uma plataforma tecnológica. Por exemplo, uma turma de pós graduação se encontra presencialmente em uma sala, mas o professor que pode estar em outra cidade ou até mesmo outro país, interagem por videoconferência.

 

Tipo de Aulas

• Aulas síncronas: Em síntese, são aulas mediadas por tecnologia em que tanto os alunos quanto docentes estão no mesmo espaço físico / virtual no mesmo momento. São aquelas que utilizam plataformas de videoconferência como o Google Meet, Microsoft Team, Zoom, dentre outras. Embora não seja adequado, até mesmo por meio dos mensageiros instantâneos (whatasapp e telegram) é possível fazer aulas síncronas.

• Aulas assíncronas: São aquelas aulas em que o professor e alunos não estarão no mesmo espaço físico/digital no mesmo tempo. Ou seja, são aquelas aulas em que o professor prepara materiais, sejam eles na forma de vídeos, áudios, textos e/ou exercícios e encaminha para as turmas executaram cada um ao seu tempo. Embora geralmente essas atividades tem prazo para serem executadas e entregues, cada aluno executa elas no seu tempo.

 

Tipo de Estudo

• Autoinstrucional: Estes são cursos cujas matrículas geralmente acontecem a qualquer momento, e que o aluno estuda de forma independente. Por mais que possa haver feedback e retorno sobre suas atividades, estas geralmente são feitas de forma automatizadas e sem interação humana de um professor / tutor. Ou seja, o aluno dita seu próprio ritmo de estudo e conclusão do curso.

• Com tutoria: Neste caso, além do aluno estudar sozinho, seja por meio de aulas síncronas ou assíncronas, há um tutor que acompanha o aprendizado ao aluno. Em síntese, este tutor é o responsável pela correção de exercícios e o responsável por tirar dúvidas e acompanhar o aluno.

 

Outros termos do EaD

• LMS: sistema de gerenciamento de aprendizagem (Learning Management System), também conhecido como AVA, AVE e tantas outras terminologias dependendo da escola, nada mais é o que a plataforma onde serão disponibilizados os materiais didáticos e avaliações.

• Conteudistas: São as pessoas responsáveis por produzir o conteúdo para as aulas, materiais didáticos, livros, e-books, entre outros. Estes podem ser tanto da própria instituição quanto terceirizados.

Há ainda muitos outros termos que são aplicados ao mundo do EaD, mas estes acima listados são os principais que os alunos acabam ouvindo no dia a dia de estudos.