#Pracegover Foto: na imagem há uma calculadora, caneta e cédulas de 50 reais
#Pracegover Foto: na imagem há uma calculadora, caneta e cédulas de 50 reais

No final de janeiro como noticiado aqui mesmo no Portal Notisul (https://notisul.com.br/geral/vazamento-expoe-dados-de-220-milhoes-de-brasileiros/) mais de 223 milhões de CPFs e outros dados pessoais de brasileiros foram vazados. Observem que o total de dados vazados supera inclusive o total da população, pois houve o vazamento inclusive de pessoas já falecidas.

Os dados incluem muito mais do que só o CPF. Foto de rosto, endereço, telefone, score de crédito, renda. Há pacotes vazados que incluem inclusive escolaridade, benefícios do INSS, e muito mais. Ou seja, dá para dizer que praticamente todos os brasileiros tiveram de uma forma ou outra, seus dados comprometidos.

Como se só isso já não fosse o suficiente para preocupar as pessoas, tem ainda o fato de que essas informações podem ser utilizadas para fins maliciosos. Como a abertura de novas contas bancárias e inclusive o pedido de empréstimos. Assim, de uma hora para outra, um bom pagador poderá estar com o “nome sujo na praça” sem mesmo saber porque.

Cuidado com os sites “verificadores de vazamento”

Aproveitando a onda de dúvidas e incertezas, muitos sites acabam surgindo com a promessa de verificar se seu CPF está entre os “vazados”. CUIDADO! Pois entre os confiáveis e reais, como irei demonstrar a seguir, há aqueles que surfam a onda e acabam coletando ainda mais informações suas.

Desta forma, só confie em sites que você conhece ou que estejam diretamente ligados ao Banco Central.
Banco Central permite monitorar contas e empréstimos

Para verificar se seus dados podem estar sendo utilizados por outros para abertura de contas ou até mesmo para fazer empréstimos, o Banco Central do Brasil disponibiliza um serviço de monitoramento.  Novamente destaco, só acesse e informe seus dados em sites confiáveis, como esse.

1º Passo:
Acesse o site do Banco Central do Brasil (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato) – Registrato – Consulta gratuita a relatórios de chaves Pix, empréstimos e financiamentos, contas em banco e outros.

2ª Passo:
Escolha a opção de “Pessoa Física” ou “Pessoa Jurídica”, e em seguida escolha a forma de fazer seu credenciamento:

3º Passo:
Escolhendo fazer o credenciamento pelo celular, por exemplo, siga os passos a seguir.

O mesmo ocorrerá para quem optar por fazer o credenciamento pelo Internet Banking, Certificado Digital, ou de outras. formas.

Uma vez com seu PIN gerado, o próprio sistema irá conduzir para concluir o credenciamento no site do Banco Central, e em seguida, cadastrar uma senha alfanumérica de 8 dígitos.

4ª Passo:
Como credenciamento concluído, volte para a página (https://www.bcb.gov.br/cidadaniafinanceira/registrato) e clique em “Acessar o Registrado”:

Insira seu CPF e Senha, e então, faça as consultas necessárias:

5º Passo:
Emita os relatórios para consultar:
• Minhas Chaves PIX
• Meus Endividamentos
• Meus Relacionamentos Financeiros
• Minhas operações de Câmbio

6º Passo:
Caso encontre divergências nas informações, como contas e empréstimos que não reconhece, entre em contato com o banco ou com o Banco Central (https://www.bcb.gov.br/acessoinformacao/faleconosco)

 

Entre em nosso canal do Telegram e receba informações diárias, inclusive aos finais de semana. Acesse o link e fique por dentro: https://t.me/portalnotisul