O impacto gerado tanto para as empresas quanto para as pessoas, foi intenso. E infelizmente, parece que ainda vai levar um bom tempo até que tudo possa voltar ao mínimo de normalidade no pós-pandemia.

E mesmo depois quando a pandemia ser controlada, seja por meio de uma vacina ou da descoberta de alguma droga para tratamento, o reflexo dessa ainda permanecerá. Serão muitos legados deixados, dos quais, podemos destacar no campo do trabalho, estudo, entretenimento, e comércio, etc. E claro, igualmente nas profissões do pós pandemia.

Muitos querem saber como será o mundo pós-pandemia. Inclusive, quais as profissões estarão em alta nesta nova era que estamos adentrando. Embora não dê para afirmar com certeza qual será a “bola da vez”, pelo menos é possível indicar um caminho a trilhar. Caminho este, com maiores chances de formar profissionais aderentes ao mundo pós pandemia.

 

Mundo mais digital

Tão logo começaram as restrições de deslocamento e de atendimento presencial, a digitalização que vinha ocorrendo há décadas em um passo constante, ganhou velocidade exponencial. Isto é, até mesmo os mais tradicionais, incluindo empresas e pessoas, foram obrigadas a adotar o virtual.O digital.

Embora não seja nenhuma novidade as vendas pela internet, vídeo conferências, home office e estudo EaD, poucas eram as empresas, escolas e até mesmo famílias, preparadas para tal. Diga-se ai, até mesmos as residências com espaços reservados para o home office.

Assim, não é nenhuma surpresa esperar que todas as profissões existentes ou a serem criadas, precisarão estar preparadas para o impacto da tecnologia nela. Além disso, os profissionais do pós-pandemia precisarão ser criativos, resilientes e acima de tudo, saber se adaptar as novas condições.

 

Profissões para o pós-pandemia

Segundo um estudo encomendado pelo Jornal Infomoney, as principais profissões que estarão em alta são aquelas diretamente ligadas à tecnologia e a área financeira. Sendo alguma delas:

 

Na área da tecnologia:

• Profissional de cibersegurança
• Profissional de customer experience (experiência do usuário)
• Especialista cloud computer (armazenamento na nuvem)

Estes profissionais na área de TI, se somam aos já demandados na área de desenvolvimento, sistemas e infraestrutura. Como a migração para o online é inevitável, haverá uma quantidade incomensurável de dados a serem processados e armazenados com segurança. Da mesma forma, que muito mais plataformas de vendas online serão demandadas, pois ter uma loja online será pré-requisito para qualquer tipo e porte de negócio.

Já na área das finanças, um destaque é para os “planejadores financeiros”. Uma vez que muitas pessoas perderam seus empregos ou tiveram drásticas reduções de salário, este profissional será responsável em ajudar as famílias a aprenderem a viver com menos. E ainda que tudo volte como era antes, um outro aprendizado deste tempo é a necessidade de uma reserva para situações inesperadas. O que por vários motivos, poucas famílias e empresas possuíam.

 

Estudo, sempre o melhor caminho

Seja como for, em um mercado cuja oferta de vagas é menor que a procura, será necessário profissionais cada vez mais qualificados. E em um curto espaço de tempo. Então, nada melhor do que começar ainda hoje sua formação ou “re-formação”. Uma dica são os cursos de qualificação profissional e até mesmo os cursos técnicos, os quais além de serem mais acessível e com duração menor, são bem focados no desenvolvimento de capacidades específicas.

Assim como já destacamos em inúmeros outros textos, há a necessidade de sermos “aprendedores” constantes. Nunca nos acomodarmos. Sempre buscar aprender coisas novas. Aliás, isso vale inclusive para quem já estão no “final de carreira”, pois poderá começar outra ou outras. Seja um profissional preparado para o pós-pandemia.

Por fim, aproveite cada segundo do seu dia para aprender coisas novas. E como fazer isso se você já está com sua agenda lotada? Insisto novamente numa mídia excelente que é o Podcast. Afinal, você pode ouvir os mais diversos conteúdos, que vão de entretenimento a notícias, de literatura a divulgação científica, tudo isso durante outros afazeres. Otimize seu tempo de deslocamento, de cozinha e até mesmo de atividades físicas ouvindo Podcast.

Para tal, recomendo dois produzidos aqui mesmo na cidade de Tubarão:

Pêssego Podcast – do Pedro Gonçalves. Que aborda entrevistas, sociedade e literatura.
classe.TECH – produzido por mim, Fernando Pitt – que aborda as temáticas Educação e Tecnologia.

E ainda, deixo a sugestão de uma lista com 15 outros Podcasts que abordam de uma forma ou outra a temática Educação. Confira em: https://linktr.ee/podcasteducacao.